26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreiro. 11600 novas luminárias reforçam sentimento de segurança

Barreiro. 11600 novas luminárias reforçam sentimento de segurança

Durante três meses, sete equipas vão assegurar que o concelho ficará mais iluminado

 

- PUB -

O município do Barreiro deu início esta semana a uma operação de mudança de todas as luminárias do concelho, numa medida há muito reivindicada pela população e que vai agora permitir uma maior poupança à autarquia, bem como reforçar o sentimento de segurança dos barreirenses. “Estou certo de que todos vamos sair a ganhar”, afirma com satisfação o vereador das Obras Municipais, Rui Braga, que adiantou a O SETUBALENSE que esta operação “vai estender-se a todas as freguesias do concelho, com a instalação de 11.600 novas iluminações”.

Aprovada pela autarquia há cerca de um ano, a medida acabou por atravessar um processo judicial e só agora foi possível à câmara municipal avançar no terreno, tendo para isso sido mobilizadas sete equipas camarárias para executar este serviço numa única fase.

A mudança, segundo o autarca, resulta de um investimento privado que ronda os três milhões de euros, num contrato com a empresa que ganhou o concurso para os próximos 12 anos, em “que partilhamos a metade da poupança”, adianta Rui Braga, que ronda os 70 por cento da factura de consumo energético que é pago à EDP. “Estamos a falar de 4 milhões de euros em 12 anos de poupança, sem que a autarquia invista um cêntimo”, acrescentou, com a câmara a poder arrecadar este valor nos seus cofres. Trata-se de uma “poupança de energia garantida, que é ao mesmo tempo ambientalmente sustentável”, destacou.

- PUB -

Rui Braga afirma que “vamos reacender os postos que estavam desligados há muito tempo, poupando dinheiro ao orçamento da câmara e desta forma poderemos fazer face ao consumo energético, numa iniciativa lançada pelo anterior executivo”, assinalou.
O responsável destaca que o contrato com a empresa que vai substituir as luminárias, obriga à manutenção das mesmas e a “uma resposta em 24 horas” no caso de surgir alguma falha, sendo “os índices de qualidade de vida” mais elevados.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -