26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreirenses com filhos já poupam no Imposto Municipal sobre Imóveis

Barreirenses com filhos já poupam no Imposto Municipal sobre Imóveis

Famílias podem poupar entre 20,00 a 70,00 euros por ano

 

- PUB -

O PSD Barreiro voltou a apresentar e negociar uma proposta com a maioria do executivo da Câmara do Barreiro, para que as famílias com filhos a residir neste concelho paguem uma taxa Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) mais baixa. Neste âmbito, as famílias com um filho vão ter uma redução de 20,00 euros; com dois filhos uma redução de 40,00 euro; e com três ou mais filhos uma redução de 70,00 euros.

Ontem, durante a reunião pública do executivo, transmitida em directo nas redes sociais, o vereador Bruno Vitorino assumiu-se “muito satisfeito por ver esta medida acolhida”. Embora não tenha deixado de referir “que o valor continua ser demasiado elevado”, face aos seus objectivos de redução dos impostos municipais, que é de 0,35%, em comparação com os actuais 0,38%. Ainda assim, o vereador reconheceu “o esforço significativo feito pelo município para ajudar as famílias”.

Sobre o IMI, Bruno Vitorino esclareceu ainda que, também por proposta sua, “conseguiu-se travar, em Câmara, uma majoração de 200%, portanto um pagamento do triplo do IMI, para os prédios considerados devolutos”.

- PUB -

O vereador refere que é importante garantir que os prédios devolutos não prejudiquem “os seus vizinhos”, mas é preciso reconhecer que os proprietários não têm condições para assumir esta despesa. “Até porque os imóveis estão muitas sem rentabilização”.
Em comunicado às redacções, anterior à sessão pública de Câmara, Bruno Vitorino também havia referido que iria propor a possibilidade de redução do IMI a pagar este ano, relativamente ao ano anterior, “caso venha a existir algum enquadramento legal que o permita”, bem como avaliar a devolução de um trimestre ou um semestre de IMI, “sob a forma de cheque compras no comércio local, para pessoas em situação de desemprego”, explica.

A redução do IMI tem sido uma bandeira do PSD Barreiro deste 2015, quando a Câmara do Barreiro, ainda estava sob a gestão CDU, tendo persistido com a reivindicação depois de nas últimas autárquicas a gestão da autarquia passar para o PS.

Medidas cuja importância social o vereador reforça “face às dificuldades que muitas famílias enfrentam, devido a uma perda de rendimentos por despedimento ou por lay-off”, desde que a pandeia chegou a Portugal.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -