25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroCâmara do Barreiro considera que a reabertura das escolas foi “tranquila”

Câmara do Barreiro considera que a reabertura das escolas foi “tranquila”

Esplanadas voltam a funcionar, com renovação de situação de alerta de âmbito municipal

 

- PUB -

Frederico Rosa, presidente da Câmara do Barreiro, fez-se acompanhar na última segunda-feira das equipas da Escola Segura, dos elementos da Comissão Municipal de Protecção Civil, em conjunto com elementos das duas corporações de bombeiros do concelho, para uma visita a estabelecimentos de ensino que reabriram as suas portas para que vários alunos pudessem regressar às aulas presenciais.

A autarquia considera que este foi “um reabrir de escolas tranquilo”, tendo endereçado um “agradecimento especial a alunos, pais, professores e auxiliares no trabalho de preparação feito” para que esta realidade fosse possível. O regresso às aulas presenciais, recorde-se, aconteceu no primeiro dia do segundo período de desconfinamento em resultado da pandemia Covid-19, altura em que entraram em vigor um conjunto de novas deliberações do município, nomeadamente, a reabertura de vários cafés e de esplanadas, cujo licenciamento havia sido suspenso a meio de Março, apesar da renovação da situação de alerta de âmbito municipal.

Para além da revogação desta medida, a Comissão de Protecção Civil do Barreiro determinou também que o funcionamento do Balcão Único do município, passa a ser efectuado apenas por atendimento telefónico ou marcação prévia. Ao nível da reabertura dos cemitérios municipais e de acordo com o que está a ser feito por outras autarquias, a câmara informa que “passarão a funcionar por marcação prévia e número máximos de pessoas por período de marcação”. Interdita continua a realização de qualquer celebração de cariz religioso ou evento de culto que implique uma aglomeração de pessoas, incluindo velórios, conforme o disposto na resolução do Conselho de Ministros de 30 de Abril.

- PUB -

O início desta semana ficou igualmente marcado pela reabertura dos clubes, colectividades, associações e demais entidades do movimento associativo, cumprindo as recomendações da Direcção-Geral de Saúde (DGS) “no que diz respeito à higienização e às regras de ocupação, permanência e distanciamento físico”.

Parque da Cidade com estacionamento reaberto

De acordo com a Protecção Civil daquele concelho, mantém-se a interdição do parque de merendas da Mata da Machada, sendo que o Parque da Cidade continua a encerrar às 23 horas, tendo o parque de estacionamento sido reaberto ao público. As normas que entraram em vigor esta segunda-feira, referem ainda “a possibilidade da abertura das lojas com área superior a 400 metros quadrados que tenham porta para a rua”, desde que sejam respeitadas todas as orientações da DGS. Também a higienização e desinfecção dos mercados municipais e dos Transportes Colectivos do Barreiro foram reforçadas.

- PUB -

Mais uma vez, a autarquia barreirense recomenda à sua população que respeite os limites determinados para os espaços que estão abertos ao público e sublinha que “a população deverá manter o afastamento social”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -