20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroDia Municipal do Bombeiro assinalado com desfile de viaturas

Dia Municipal do Bombeiro assinalado com desfile de viaturas

Autarca barreirense elogia profissionais durante combate à pandemia Covid-19

 

- PUB -

Em conjunto com as duas corporações do concelho, a Câmara do Barreiro assinalou durante a manhã do último sábado o Dia Municipal do Bombeiro, comemorado este ano de uma forma diferente devido à pandemia Covid-19, com um desfile de meios motorizados dos Soldados da Paz, que passou por todas as freguesias do território num “momento especial de homenagem e agradecimento” daquelas forças de socorro.

Perante centenas de munícipes e acompanhadas pelo presidente do município, Frederico Rosa, as viaturas do Corpo de Salvação Pública dos Bombeiros Voluntários do Barreiro e dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, percorreram as avenidas e ruas centrais daquela comunidade. Na rua ou a partir da janela, os barreirenses aplaudiram as forças que tiveram nos últimos meses, um papel essencial no combate ao novo coronavírus. O autarca barreirense defendeu que este foi um momento marcado por “duas palavras que fazem mais sentido que nunca: orgulho, por toda a missão que levam a cabo, e respeito que todos devemos ter”, num sentimento que é “partilhado por toda a cidade”.

O presidente sublinhou, em mensagem à população, que as comemorações deste ano têm um significado bastante “especial”, porque é assinalado “num momento de pandemia onde todos os dias os bombeiros têm feito a diferença, quer pelo trabalho que desenvolvem no socorro pré-hospitalar, este ano acrescido de mais uma dificuldade e obstáculos, em que souberam dizer presente em prol da nossa cidade”.

- PUB -

Os bombeiros destacam o “rigor” colocado nos procedimentos que ainda se encontram em curso, reconhecendo o papel quer destes profissionais, quer das famílias que souberam respeitar um longo período de confinamento e, em alguns casos, isolados de alguns dos seus parentes. “Nesta fase, conseguimos ultrapassar todos os problemas em situações complicadas que tivemos e, por isso mesmo, podem contar connosco até sempre”, defendeu o comandante Acácio Coelho, tendo referido aos seus bombeiros para “que mantenham a sua concentração”, assim como “o grau de profissionalismo que têm mantido, para que consigamos atingir este fim”, disse.

Parada percorreu concellho da Miguel Bombarda até Vale de Zebro

O desfile partiu da Rua Miguel Bombarda e prosseguiu pela Avenida Alfredo da Silva e Rua Miguel Pais, tendo se dirigido mais tarde para a Avenida da Escola Fuzileiros Navais, estradas de Coina e Municipal 510. As viaturas desfilaram ainda, entre outros pontos do concelho, pela Avenida Bento Gonçalves e pela Rua da CUF, pela Rua da Amizade e Avenida Joaquim José Fernandes, no Lavradio.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -