19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroMunicípio faz colheita para analisar água na Praia de Alburrica

Município faz colheita para analisar água na Praia de Alburrica

Autarquia classifica resultados dos últimos anos de satisfatórios e positivos

 

- PUB -

Com a chegada do Verão e após a abertura da época balnear no passado mês de Junho, o município do Barreiro decidiu realizar na última sexta-feira, novas colheitas às águas das praias do concelho, principalmente em Alburrica, onde se reúnem anualmente milhares de barreirenses para apanharem banhos de sol e, sobretudo nos últimos tempos, poderem mergulhar naquela zona ribeirinha.

Recorde-se que esta praia, a partir deste ano e devido à necessidade de prevenir aglomerações de pessoas em resultado da pandemia Covid-19, começou a ter no local uma equipa fixa de dois nadadores-salvadores que, na perspectiva do presidente do município, Frederico Rosa, se justifica pelo momento que se vive presentemente. “É importante ter aqui alguém, não só para assegurar o socorro, mas também para fazer alguma pedagogia na praia, porque aquilo que queremos é que todos estejam em segurança”, destacou.

De acordo com o autarca, a câmara municipal tem “vindo a planear, desde o final da última época balnear, conseguir ter aqui uma equipa, diariamente, até 15 de Setembro”, situação reforçada pelo aparecimento da Covid-19.

- PUB -

A praia, situada num areal que se estende desde a zona dos moinhos de Alburrica à área do Bico do Mexilhoreiro, levou a autarquia local a implementar esta medida para “reforçar a segurança” em tempos pós-pandemia, que continuam a registar um maior número de casos de pessoas infectadas por esta doença na Área Metropolita de Lisboa.

Rui Braga, vereador que tutela o Gabinete de Desenvolvimento Económico e Turismo do município, considera que, com a instalação desta equipa é a “primeira vez que temos uma praia vigiada” no concelho, o que tornou esta data “histórica”, sublinhou. “A qualidade da água, ao longo dos últimos cinco anos, tem vindo a ser testada”, com resultados que classifica serem “satisfatórios” e “positivos”.

A acompanhar a equipa de técnicos que efectuaram a recolha de sexta-feira e para além dos referidos autarcas, estiveram o vereador João Pintassilgo, responsável pela divisão de Águas e Higiene Urbana, e a presidente da União de Freguesias do Barreiro e Lavradio, Gabriela Guerreiro. Salvar vidas e apostar na prevenção, no âmbito da pandemia, são dois dos objectivos que a autarquia barreirense implementou naquela zona à beira-Tejo, com o apoio do Instituto de Socorros a Náufragos.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -