25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroCemitério da Vila Chã com crematório dentro de ano e meio

Cemitério da Vila Chã com crematório dentro de ano e meio

Concurso público já foi lançado. Concessionário vai explorar equipamento durante 25 anos, com contrapartidas para a autarquia

 

- PUB -

O município do Barreiro conta avançar em breve com o projecto de construção de um crematório no cemitério da Vila Chã, a desenvolver por um investidor privado, para dar resposta a uma grande procura por parte dos barreirenses que, actualmente, têm como alternativa mais próxima um equipamento similar situado na Quinta do Conde, no concelho vizinho de Sesimbra. A proposta, aprovada por maioria em reunião daquele executivo, realizada durante o mês de Junho, refere que o valor previsto para este investimento “não poderá ser inferior a 512 mil euros”.

Em declarações a O SETUBALENSE, Bruno Vitorino, vereador que assumiu o pelouro desde o início deste mês, que anteriormente era tutelado pelo presidente da autarquia, Frederico Rosa, adiantou que “o procedimento de concurso já foi lançado” e acredita que “dentro de ano e meio possa estar concluído”, para “procurar dignificar, recuperar e humanizar aquele espaço”.

O autarca considera que à semelhança daquele cemitério, também os existentes em Palhais e na freguesia do Lavradio precisam, ainda neste mandato, de serem “recuperados e alvo de melhorias”. No caso do cemitério da Vila Chã e de acordo com o caderno de encargos, não será permitida ao concessionário vencedor do concurso a construção de um jardim da saudade, nem a exploração de depósito de cinzas.

- PUB -

Como contrapartida de exploração do futuro crematório, em regime de exclusividade, o concessionário ficará obrigado a realizar “um conjunto de obras em diversos espaços e edifícios preexistentes” naquele espaço, nomeadamente, na zona da Secretaria, num valor que deverá rondar os 256 mil euros, e a proceder, gratuitamente, à “cremação de restos mortais considerados abandonados”.

De acordo com a proposta a celebrar, esta concessão terá um prazo de 25 anos, a contar da data do contrato e, para novos serviços a prestar, as tarifas terão que “merecer sempre” um parecer favorável da autarquia.

“Criar condições para que serviço exista no concelho”

- PUB -

“Um crematório no Barreiro é algo que era necessário, sobretudo, porque tem havido muita procura, e o que queremos é criar as condições para que este serviço passe a existir no concelho, dado que a solução mais próxima está situada na Quinta da Conde”, explicou o vereador responsável, que considerou que desta forma “poderemos aliviar um pouco a pressão que temos em cemitérios, cuja capacidade está quase esgotada”, revelou, num território “muito envelhecido e esta é a realidade, pelo que temos de planear este tipo de questões com tempo”, frisou.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -