27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroAutarca afirma que Lavradio precisa de “profundo” acompanhamento social

Autarca afirma que Lavradio precisa de “profundo” acompanhamento social

Devido à Covid-19 a junta de freguesia está a prestar apoio a duas centenas de pessoas com carências económicas

 

- PUB -

A presidente da União de Freguesias do Barreiro e Lavradio, Gabriela Soares, alertou os deputados da Assembleia Municipal, na última sexta-feira, para a realidade que se vive actualmente a nível social na localidade lavradiense, na mesma data em que aquele órgão assinalou a comemoração dos seus 35 anos de elevação a vila.

Este ano, devido à situação pandémica, não foi possível dinamizar as actividades habituais, tendo a efeméride sido apenas assinalada com o hastear da bandeira e com uma animação itinerante pelas ruas da freguesia. Ainda assim, a junta considera que este “é um marco importante na vivência” da população ali residente que, continua a “carecer de um profundo acompanhamento a nível social”, situação agravada pela chegada da pandemia.

“Temos feito um esforço e um caminho para trazer novas respostas sociais”, frisou Gabriela Soares, num trabalho que foi desenvolvido em parceria com o Centro de Emprego do Barreiro, tendo sido “criado um Gabinete de Inserção Profissional para estabelecer a ligação entre o mercado de trabalho e as pessoas que necessitam de uma oferta de emprego”.

- PUB -

Para além desta ajuda, a responsável destaca que “durante o período mais crítico da Covid-19, disponibilizámos apoio alimentar e é na sede da União de Freguesias que temos vindo a trabalhar esta questão”, disse.

Neste momento, a junta fornece “apoio a cerca de 200 pessoas”, através da distribuição destes géneros a um conjunto significativo de famílias do concelho. Recentemente, foram entregues mais de uma dezena de cabazes no âmbito do Projecto Freguesia Apoia #Covid19 onde, para além de produtos alimentares e de higiene, foram colocados alguns brinquedos naqueles que eram entregues a agregados familiares com crianças. “Ainda que algumas famílias já tenham conseguido orientar as suas vidas, todas as semanas continuam a chegar sinalizações novas, o que significa que este nosso projecto continua a fazer muito sentido”, refere o executivo.

Neste âmbito, é endereçado, por parte da junta de freguesia, um agradecimento à Associação Desportiva e Cultural dos Fidalguinhos pelo apoio que tem prestado na distribuição dos bens, bem como à Refood Barreiro “pelo contributo dado”.

- PUB -

De acordo com a presidente, em breve, aquele órgão vai ainda acolher um Centro Qualifica, que pretende “elevar as qualificações da população”. A autarca acredita que, com a existência do Gabinete de Inserção Profissional que existia anteriormente, poderá “dar uma resposta mais musculada às preocupações com o emprego e com as qualificações” daquela população.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -