26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreiro assume bandeira “Smart Cities” através da tecnologia

Barreiro assume bandeira “Smart Cities” através da tecnologia

Sobre o tema “O desafio do processo de transformação interna”, Rui Braga, vereador responsável pela Divisão de Planeamento, Ordenamento do Território e Informação Geográfica

- PUB -

apresentou o Barreiro no “Portugal Smart Cities Summit 2020”, como um município onde a tecnologia está cada vez mais serviço da qualidade de vida da população e do investimento externo.

Na estratégia para o Barreiro ficar sob “o chapéu” Smart Cities, o vereador destacou o “grande processo interno de desmaterialização”, pelo qual a autarquia está a passar e que permitiu, “na altura mais crítica da Cocvid-19 ter funcionários em casa em teletrabalho” e, simultaneamente, “continuar a viver e a responder, não só a questões relacionadas com urbanismo, mas a todos os processos que entraram na câmara.”

Dentro desta actuação Rui Braga apresenta o potencial de tecnologias que permitem “optimizar rotas de recolha de lixo, reportar ocorrências na via pública, informar onde há estacionamento livre”. Referindo que, se for possível, através destas soluções, demonstrar que as pessoas têm mais qualidade de vida, “seja no Barreiro ou no Porto”, os municípios estarão mais perto de alcançar a chancela Smart Cities.

- PUB -

E foi com base nesta estratégia municipal que Rui Braga apresentou também as potencialidades da optimização de processos para investidores.

“É preciso ter tecnologia capaz de responder a um processo de licenciamento em 24, 12 ou uma hora. Ter uma análise rápida sobre o PDM [Plano Director Municipal] para saber quais são as vantagens do concelho, não só em posicionamento geográfico, porque está próximo da capital, mas também em benefícios fiscais”, afirma.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -