26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiro“Entre Olhares” leva melhor do cinema emergente nacional ao Fórum e Auditório...

“Entre Olhares” leva melhor do cinema emergente nacional ao Fórum e Auditório Municipal

Ao longo de dez dias serão mais de 60 filmes, passando pela ficção, documentário, animação e cinema experimental

 

- PUB -

A segunda edição do Entre Olhares – Mostra de Cinema Português, organizada pelo Cine Clube do Barreiro, está de regresso entre os próximos dias 6 e 15 de Novembro, desta vez, na Castello Lopes Cinemas, no Fórum Barreiro, com direito a sessões escolares ao longo da semana, no Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC).

Dadas as circunstâncias actuais da pandemia e para que esteja garantida a segurança com o distanciamento físico entre os espectadores participantes, todos os lugares terão de ser previamente marcados. Ao longo de dez dias, serão mais de 60 os filmes que “vão fazer descobrir o melhor do cinema emergente, passando pela ficção, documentário, animação e cinema experimental”. O programa contempla várias secções dedicadas às curtas-metragens e sessões especiais de longa-metragem, sendo este o primeiro festival de cinema da Margem Sul exclusivamente dedicado ao cinema nacional.

A sessão de abertura, que acontece pelas 21h30, vai contar com a exibição do filme “O Fim do Mundo”, do realizador Basil da Cunha. Ao longo do dia 7 e a partir das 14h30, em destaque nas Curtas à Primeira Vista 1, estarão os filmes “Príncipe” (João Monteiro), “À Tarde, sob o Sol” (Gonçalo Pina), “CORPOREALITIS” (Beatriz Bagulho), “Opalina” (Tatiana Monteiro), “UIVAR DO MUDO” (Fernando de Macedo), para além das curtas “Last Gender” (Gonçalo Borges e Daniel Ferreira), “She Dyes Hair Pink” (Viv Li) e “Amor, Avenidas Novas” (Duarte Coimbra).

- PUB -

São sete as fitas que fazem parte, nessa data, da secção Retratos do Mundo / Doc 1, com início marcado para as 16h30. À noite, o cinema prossegue com a exibição dos filmes “Equinócio” (Bruno Carnide), “No Caminho das Trevas” (Duarte Gandum e Henrique Gandum), “Destiny Deluxe” (Diogo Baldaia), “Maré (Joana Rosa Bragança), bem como de “Claudete e o Bolo” (Fádhia Salomão), “Consequência” (Virgínia Barbosa) e “Lex Extraordinaires Mésaventures de la Jeune Fille de Pierre” (Gabriel Abrantes).
Depois do programa previsto para a tarde de domingo, dia 8, com as secções Retratos do Mundo / Doc 2 e Caminhos Alternativos, o Entre Olhares prossegue entre os dias 9 e 13, das 10 às 18h00, com sessões escolares no AMAC.

Na noite de 13 de Novembro, estarão em destaque as películas da secção Narrativas em Contraste, novamente nos cinemas do Fórum Barreiro, com a exibição, às 21h30, do filme “Entre Sonhos” de Joaquim Pavão, seguindo-se “Sangue Mau”, realizado por Diogo Cunha, “O Fim do Bicho-Papão” de Armando Teniz Queirós e “Bunker ou Contos que Ouvi Depois do Mundo Acabar”, de João Estrada. No fim-de-semana de 14 e 15, o cinema continua com mais películas que integram outras secções do festival, destacando-se na noite de sábado uma sessão especial do filme “Sacavém”, do realizador Júlio Alves, pelas 21h30, nos cinemas do Fórum Barreiro. O festival conta ainda com o apoio da Câmara do Barreiro, entre outros, e com a parceria da Castelo Lopes Cinemas.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -