26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroFrederico Rosa destaca rota de progresso e desenvolvimento em dia de celebrações

Frederico Rosa destaca rota de progresso e desenvolvimento em dia de celebrações

“Enfrentamos aquele que é, possivelmente, o momento mais importante e de maior responsabilidade das nossas vidas”, afirma o autarca

 

- PUB -

As comemorações dos 500 anos do município do Barreiro, arrancaram no último sábado, com a realização de duas iniciativas online, face ao actual estado de emergência e ao confinamento da população, na sequência da situação de pandemia. Para assinalar a efeméride, a autarquia local optou por publicar vídeos nas redes sociais, com mensagens dos presidentes daquela edilidade e da Assembleia Municipal, Frederico Rosa e André Pinotes Batista, respectivamente, além de um dedicado à exposição que foi inaugurada no Espaço Memória, alusiva a estas celebrações.

Para o edil barreirense, este período histórico (1521-2021) ficou marcado por “muitas transformações do nosso território, mas também por transformações políticas, culturais, da indústria e do caminho-de-ferro, que tanta gente trouxe ao Barreiro”. O autarca destaca ainda que a data deve ser relembrada e honrada, assim como os homens e mulheres “que ao longo de séculos da história de Portugal, fizeram também a história da nossa terra”.
Frederico Rosa fez questão de frisar que este ano “enfrentamos também aquele que é, possivelmente, o momento mais importante e de maior responsabilidade das nossas vidas”.

Durante a mensagem à população, o presidente sublinha que “todos somos convocados à responsabilidade de ultrapassar” a presente crise pandémica e, ao mesmo tempo, de responder ao desafio de “perspectivar o futuro” do concelho, para que nunca “deixe de estar numa rota de progresso, prosperidade e de desenvolvimento, honrando todos aqueles que fizeram do Barreiro aquilo que é hoje”, através da criação de “melhores condições para as gerações futuras”.

- PUB -

Já o presidente da Assembleia Municipal, André Pinotes Batista, recordou que a efeméride assinala o momento em que o rei D. Manuel I assinou a Carta de Vila que conduziu o Barreiro a este estatuto, ao qual se seguiu um período de desenvolvimento no contexto daquela época. Para o responsável, desde então, o território foi afirmando-se “pela sua centralidade” e “pelas suas potencialidades”.

“Esse tem sido o desafio que se tem colocado ao Barreiro nos últimos anos e que se coloca também hoje”, lembra, realçando que é com grande orgulho que o concelho regista esta data simbólica, “num momento complexo e de enorme exigência que atravessamos, mas sabendo que os portugueses e os barreirenses em particular, ao longo destes 500 anos, revelaram em cada momento de dificuldade a argúcia de conseguir resolver e de ir mais longe”.

Na sua perspectiva, essa é “a marca de gente que sonha, mas de gente que faz, a marca de gente que atravessa dificuldades e alavanca esta terra para o futuro”, apelando a todos os barreirenses que respeitem as regras do confinamento, para que nas próximas décadas “o Barreiro possa continuar a florescer e progredir”.

- PUB -

Exposição inaugurada no Espaço Memória

No mesmo dia foi ainda inaugurada, no Espaço Memória, a exposição que celebra a efeméride da carta de privilégio através da qual D. Manuel I concedeu o estatuto da vila à região. A mostra pretende documentar, desde esse momento e até à chegada do caminho-do-ferro, a dinâmica do território onde se desenvolveu o concelho e as povoações que fazem fronteira com o mesmo.

Devido à actual situação, os munícipes só terão a possibilidade de conhecer ao vivo esta exposição histórica, quando aquele equipamento cultural reabrir ao público. As comemorações, recorde-se, vão decorrer até Dezembro e incluem um leque diversificado de eventos, que têm ainda por objectivo envolver toda a comunidade educativa concelhia.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -