25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroTrabalhos para salvaguardar os “valores naturais” já este ano

Trabalhos para salvaguardar os “valores naturais” já este ano

Município quer renovar casas de apoio com escuteiros no antigo Parque Aventura

 

- PUB -

Bruno Vitorino, vereador da Câmara do Barreiro responsável pela divisão de Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética, acredita que este ano será possível “recuperar algum do edificado” existente na Mata da Machada, como a Casa do Guarda florestal, para “proporcionar aos fins-de-semana actividades de educação” dirigidas a toda a família, que possibilitem a pernoita naquela área verde do concelho.

“Estamos também, em conjunto com os agrupamentos de escuteiros, a delimitar e a recuperar uma zona que servirá para os seus acampamentos e actividades no antigo Parque Aventura”, afirma, através da renovação das casas de apoio ali situadas. O autarca adianta que “apesar de estamos há quase um ano com grandes constrangimentos devido à Covid-19, nunca deixámos de trabalhar no melhoramento da Mata da Machada, dando seguimento ao que consta no Plano de Acção”, realça, lembrando que aquele documento é uma ferramenta “que permite compatibilizar diferentes interesses existentes” naquele espaço natural do município.

Recorde-se que a criação do referido plano para a Reserva Natural Local do Sapal do Rio Coina e da Mata da Machada, que corresponde a 20% do território, surgiu da “vontade de melhorar, preservar e criar condições para que os valores naturais sejam salvaguardados”, com a promoção de todas as condições para os milhares de visitantes que, habitualmente, se deslocam àquela área.

- PUB -

O vereador adianta que está ainda prevista “a requalificação do parque de estacionamento, permitindo um ordenamento deste espaço”, para dar maior comodidade e conforto à população. Projectos que, na sua perspectiva, permitirão tornar a Mata da Machada num local “mais atractivo e funcional”, mantendo o equilíbrio entre a biodiversidade existente e a sua utilização por todos os que procuram aquele ponto natural do concelho.

Novas valências suprimem lacunas existentes

De acordo com o Plano de Acção apresentado, a recuperação do edificado e das estruturas já existentes “é fundamental para desenvolver novas valências e permitir suprimir algumas lacunas”, tais como a inexistência de uma zona de acantonamento destinada a escuteiros, casas-de-banho de acesso público, além de outras infraestruturas de saneamento.
A intervenção passa ainda pela recuperação e revitalização dos antigos viveiros, pelo apoio à apicultura e à produção de alimentos locais.

Até ao final deste ano, para combater o estado de degradação daqueles edifícios, a autarquia barreirense tem como meta a realização de estudos prévios, a nível arquitectónico e de especialidades, para avançar com este projecto e com as obras previstas.

- PUB -

Relativamente às estruturas de visitação, também os caminhos e trilhos ali existentes serão reforçados até ao final do primeiro trimestre de 2022, para permitir “uma utilização não motorizada mais rica, por áreas hoje inacessíveis”, sendo associadas a um observatório de aves no sapal do Coina, que possibilitarão a realização de um longo percurso na área da ribeira do Vale de Zebro.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -