7 Março 2021, Domingo
- PUB -
Início Local Barreiro ‘Triagem de Manchester’ chega ao serviço de Urgência Pediátrica do Barreiro-Montijo

‘Triagem de Manchester’ chega ao serviço de Urgência Pediátrica do Barreiro-Montijo

Sistema atribui tempo recomendado para atendimento médico a crianças e jovens

 

- PUB -

A Urgência Pediátrica do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) decidiu adoptar, desde a última quarta-feira, o sistema de triagem de prioridade no atendimento aos utentes, apelidado de “Triagem de Manchester”, que possibilitará às crianças e jovens que recorram àquele serviço, que a partir deste momento possam ser observadas de acordo com a sua situação clínica.

De acrescentar que para este efeito, à semelhança do que aconteceu anteriormente, ao nível dos serviços de Urgência Geral e Urgência Básica daquele estabelecimento de saúde, a classificação é feita através das cores vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, que indicam se o atendimento é encarado como emergente, nos casos que necessitam de atenção imediata, ou muito urgente, urgente, pouco urgente e não urgente, pelos profissionais que ali trabalham e não pela hora de chegada.

A implementação deste sistema permite, desta forma, atribuir “o respectivo tempo alvo recomendado até observação médica”.

- PUB -

Para Cristina Didelet, directora do Serviço de Pediatria do CHBM, o facto do centro hospitalar avançar com este projecto, mesmo em tempo de pandemia, representa “um esforço de melhoria contínua que permite não só a uniformização na atribuição dos graus de prioridade” naquele serviço de atendimento, como “a monitorização de inconformidades, garantindo a qualidade dos cuidados e a sua prestação em tempo útil”, sublinha a responsável.

Recorde-se que o mesmo serviço começou a funcionar em novas instalações no mês de Outubro de 2006, tendo na altura sido reforçado com mais um gabinete de atendimento, todos climatizados, com um fraldário e uma Sala de Observações (S.O.), para além de uma sala de espera e instalações sanitárias próprias.

- PUB -

Mais populares

Bombeiros em “guerra de tronos” ameaçam direcção com paralisação de serviços

Direcção já acertou tudo com antigo chefe dos bombeiros do Barreiro para assumir o cargo. Mas o corpo activo do Montijo quer Luís Silva   A...

Joaquim Maia deu a volta à tragédia para ajudar atletas a vencerem na pista

A vida pregou-lhe uma má partida, mas não se deixou vencer. Hoje é treinador e já ajudou a lançar atletas de alta competição     No campo...

ANAC recusa-se a fazer apreciação ao aeroporto do Montijo sem parecer favorável de todos os municípios

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) não vai fazer apreciação prévia de viabilidade para efeitos de construção do Aeroporto Complementar no Montijo, solicitada...
- PUB -