1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioEdição 1000Especial 165 AnosComando Territorial de Setúbal da GNR tem 108 anos

Comando Territorial de Setúbal da GNR tem 108 anos

A criação da primeira Companhia da Guarda Nacional Republicana, sedeada em Setúbal, teve lugar em Maio de 1912. Com 108 anos feitos este ano, o Comando Territorial de Setúbal da GNR abrange todo o distrito e integra um Destacamento de Intervenção, um Destacamento de Trânsito e seis Destacamentos Territoriais, em Almada, Grândola, Montijo, Palmela, Santiago do Cacém e Setúbal. Cada um tem vários Postos Territoriais, 33 no total.

- PUB -

As origens da GNR remontam no entanto a 1383, quando se verifica a primeira referência a instituições policiais nacionais, com o Corpo de Quadrilheiros. Mais tarde, a crise gerada pelo terramoto de 1755 levou Marquês de Pombal a criar, em 1760, a Intendência Geral da Polícia da Corte e do Reino. As Guardas Reais foram extintas pelos liberais, que em 1834 venceram e criaram as Guardas Municipais. Com o fim da monarquia, em 1910, também estas deram lugar à Guarda Nacional Republicana, criada em 1911 “como primeira guarda da polícia organizada para todo o território nacional”.

Sofreu os reflexos directos de vários períodos de crise e de ameaça à ordem e à segurança, e depois do 25 de Abril de 1974 a GNR foi decisiva na transição e normalização democrática em Portugal. Em 1983, criou-se pela primeira vez e o quadro permanente de oficiais da GNR e a Guarda Fiscal foi integrada na GNR em 1993.
Com o passar dos anos, a instituição centenária foi reforçada e alargou a sua missão à investigação criminal, à protecção da natureza e ao apoio e socorro às populações, a nível nacional e até à escala global, com missões humanitárias e de apoio à paz fora de Portugal.

Até ao fecho desta edição não foi possível obter as respostas às questões endereçadas ao comandante do Comando Territorial de Setúbal da GNR.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Helicóptero do INEM foi accionado. Vítima acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -