28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioEdição 1000Especial 165 AnosSanta Casa de Sesimbra prepara renovação dos lares para continuar missão com...

Santa Casa de Sesimbra prepara renovação dos lares para continuar missão com cinco séculos

Fundada na era da conquista das Índias, instituição continua a ser um elemento central na vida da vila

 

- PUB -

A Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra é a mais antiga das instituições do concelho, sendo que a sua criação remonta ao arranque do século XVI, não havendo um registo que revele o ano exacto. O documento mais antigo na posse da instituição remonta a 1527 e fala na presença de um provedor, o que leva a crer que a fundação tenha ocorrido alguns anos antes.

A instituição é um elemento central no funcionamento do concelho, apoiando várias famílias em situação desfavorecida, bem como acolhendo cidadãos de terceira idade nas suas valências, entre outros. Para o provedor Manuel Bernardino, esta missão de solidariedade tem sido bem-sucedida e esse é um motivo de orgulho para todos os que trabalham diariamente para que seja possível continuar a ajudar: “Temos feito aquilo que todas as misericórdias fazem no país, que é tratar da parte social e daqueles que precisam de mais ajuda.”

Numa altura em que o país atravessa uma situação de crise económica criada pela pandemia, o provedor revela que o número de pedidos de ajuda tem aumentado. “Ultimamente temos tido mais pessoas a pedir apoio. Há hoje uma pobreza envergonhada por pessoas que faziam parte da classe média e que agora sentem dificuldades. Isso é o que mais nos preocupa. Nós dizemos que em Sesimbra só passa fome quem quiser, porque basta vir à Santa Casa da Misericórdia e nós ajudamos sem fazer perguntas”, afirmou.

- PUB -

A instituição disponibiliza cabazes alimentares a cerca de 150 famílias, num total de 300 pessoas. “No ano passado distribuímos cerca de 10 mil refeições gratuitas”, revelou Manuel Bernardino. Já em termos de valências a Santa Casa da Misericórdia conta com dois lares de terceira idade, um centro de dia, um ATL com capacidade para 80 crianças e presta também apoio domiciliário a cerca de 70 utentes no concelho. No total, há perto de 200 utentes ao cuidado da instituição.

Quanto a projetos e sonhos em estudo, o provedor aponta à modernização das instalações e das valências que a instituição tem ao serviço da população. Prevê-se um futuro risonho para os dois lares, que passarão a ter condições para melhor ajudar os utentes. “Temos um projecto aprovado para remodelar, aumentar a capacidade e modernizar o Lar Senhor Jesus das Chagas e já estamos a elaborar um projeto para criar um espaço novo, que substituirá o Lar Santiago, que desde há muito não tem as condições de arquitetura que gostaríamos. Orgulhamo-nos de ter um serviço de excelência, de cinco estrelas como costumamos dizer, e essas instalações não correspondem.”, conclui.

B.I
Nome: SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE SESIMBRA
Data de fundação: Início do século XVI
Número de sócios: Cerca de 700
Actividades principais: Apoio a utentes, distribuição de cabazes alimentares a famílias carenciadas.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -