27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioEdição 1000Especial 165 AnosSociedade 5 de Outubro, entre o sonho de reerguer a banda e...

Sociedade 5 de Outubro, entre o sonho de reerguer a banda e a certeza dos campeões nacionais de dança

O grande sonho dos dirigentes actuais é ressuscitar a banda, mas o dinheiro é pouco e chega atrasado. Mesmo assim, a confiança e o entusiasmo não faltam

 

- PUB -

Hugo Teixeira e Ricardo Oliveira, presidente e tesoureiro da colectividade, aceitaram encontrar-se com O Setubalense em tempos pandémicos. Ambos já tinham exercido outras funções de responsabilidade na Sociedade Musical 5 de Outubro (SM5O). Portanto, embora a direcção de que fazem parte tenho poucos meses, desde há muito que os cantos da casa não lhes escondem segredos.

“Como todos sabem, a colectividade – esta e as outras do concelho – tem estado fechada, em obediência ao Plano Municipal de Emergência, caso contrário estaria em pleno andamento”, começaram por esclarecer a situação.

Ambos os dirigentes são de opinião que a “sociedade tem estabilidade económica, mas apenas para fazer face às despesas correntes”. No entanto, manter o edifício não é fácil, como não o é a criação de uma actividade nova. “Mas criar com que meios? Eis a primeira preocupação. E a segunda: e essa nova secção vai ter futuro? É que a linha que define o nosso equilíbrio financeiro é muito ténue”.

- PUB -

Neste aspecto, a exploração do bar, que está concessionado, constitui uma grande ajuda. “Para além do aspecto monetário, há o social. As pessoas vêm ao bar e passam a conhecer melhor a sociedade, a gostar dela e a respeitá-la. Alguns, fazem-se sócios. Enfim, é um instrumento de atracção”, salientam. Outra ajuda a não menosprezar são os contratos-programa com a Câmara Municipal do Seixal. “O mal é que a sua concretização está muito atrasada. Por exemplo, não conseguimos participar nas marchas populares de 2019 porque a verba correspondente a esse ano só nos chegou nos primeiros meses de 2020”.

Além disso, a autarquia “prometeu-nos um apoio de 4 700 euros para dar um empurrão, digamos assim, à nossa Escola de Música, que geraria os elementos para o relançamento da Banda, o nosso grande sonho”.

As várias secções e o objectivo de ressuscitar a banda

- PUB -

Recorde-se que a Banda da 5 de Outubro extinguiu-se há cerca de década e meia, devido, em parte, à “incompatibilidade que se estabeleceu entre o maestro e os corpos directivos”. Os novos dirigentes acreditam nas suas forças para ressuscitarem a filarmónica, mas até lá têm outras secções muito procuradas pelos associados e, claro está, também elas suscitadoras de canseiras. Estão neste caso, a Dança de Salão, inscrita na Federação Portuguesa de Dança Desportiva, que tem dado à 5 de Outubro, ao Movimento Associativo do Concelho e ao Município do Seixal campeões e vice-campeões nacionais, tanto em termos individuais como colectivos. Os próprios professores são campeões nacionais.

A sociedade tem ainda escolas de Zumba e de Artdu, uma arte marcial recente, além do Grupo Coral Alentejano “Lírio Roxo”, sobejamente conhecido.

No entanto, as apreensões imediatas dos dirigentes vão noutro sentido. A sede da SM5O foi projectada e levantada pela Câmara Municipal. “Só que agora, passados que são 30 anos, precisa de obras, até para estar de acordo com as normas da legislação vigente”, sublinham Hugo e Ricardo. “Os associados vão acudindo conforme podem às pequenas emergências, mas a casa necessita de uma intervenção profunda, que contemple a substituição da instalação eléctrica e da rede de água”.

“Os encargos são muitos para as nossas posses. Por exemplo, pagamos o IVA a 23 por cento, e as telecomunicações à taxa do que pagam essas empresas que divulgam lucros anuais de milhões”, lamentam os associativistas.

Seja como for, o sonho comanda-lhes a visa: “A partir de Outubro, teremos crianças a dançar neste belo salão. É uma alegria. Até ouvir-lhes os primeiros acordes, desajeitados ainda, quando se iniciam na música, é uma alegria!”, exclamam, confiantes.

Hugo e Ricardo aproveitaram a oportunidade para agradecer publicamente à Sociedade Filarmónica União Arrentelense e à Sociedade Musical Sesimbrense o “espírito de ajuda e solidariedade de que sempre deram provas quando nos viram em qualquer momento mais difícil”.

Por José Augusto

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -