28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioEdição 1000Especial 165 AnosBombeiros Voluntários de Almada: Corporação com 107 anos nasceu da vontade de...

Bombeiros Voluntários de Almada: Corporação com 107 anos nasceu da vontade de doze homens

Associação humanitária celebra aniversário no próximo mês de Agosto

 

- PUB -

No dia 26 de agosto de 1913 foi fundada em Almada a Associação dos Bombeiros Auxiliares Municipal. Foram seus fundadores Tomaz José de Oliveira, José Carlos de Melo, António Marques, João Queiroz, Francisco Caetano Diniz, Júlio Marques, Manuel da Costa Leal, Carlos da Costa Leal, Aniceto Francisco da Costa, João Francisco da Costa, José Batista dos Santos e Carlos Andrade.

Apesar deste vasto grupo de pessoas coexistirem na sua fundação, nenhum assumiu o comando da associação. Preferiram convidar Raúl Alberto Ferreira Flores, que havia sido bombeiro nos Bombeiros Voluntários da Ajuda, em Lisboa, e que à data era vereador na Câmara de Almada.

O primeiro material de incêndios foi uma bomba-caldei¬ra manual, propriedade da Câmara Municipal, que servia quando era dado o alarme pelo sino da Torre, sendo o povo a ocorrer, para a levar para o local do incêndio. Após dois anos foi adquirida a primeira viatura, denominada de carro de escadas, num donativo de uma fábrica, como agradecimento pelo salvamento do imóvel.

- PUB -

A associação tinha necessidade que a população colaborasse, para garantir a manutenção e desenvolvimento dos serviços a prestar pelo corpo de bombeiro, pelo que, a 21 de Março de 1921, a designação passou a ser Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almada.

Os primeiros anos foram muito difíceis, porque não havia o mais pequeno auxílio, das entidades oficiais, e só graças ao entusiasmo, dedicação e firme vontade de vencer, os homens que tinham tomado a responsabilidade da existência do corpo de bombeiros conseguiram levar a bom termo a sua iniciativa.

Os primeiros voluntários, num total de 15 homens, receberam formação nos então Bombeiros Municipais de Lisboa.

- PUB -

A associação estava instalada num barracão da Câmara, mas decorridos alguns anos o município sentiu a necessidade de instalar uma nova esquadra da PSP, e considerando que as instalações dos bombeiros não reuniam as condições necessárias, foi entregue pela PSP o terreno onde estavam, para nele ser construído o novo quartel, sendo considerado na altura uma das melhores instalações de bombeiros voluntários do país. Actualmente têm como sede o Quartel José Braz.

B.I
Nome: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almada
Também conhecido por: B.V.A
Localidade: Almada
Data de Fundação: 26 de agosto de 1913
Principais atividades:
Actual presidente: Ana Almeida Neves

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -