26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioEdição 1000Especial 165 AnosMisericórdia de Almada: Instituição histórica activa em dinâmica e projectos modernos

Misericórdia de Almada: Instituição histórica activa em dinâmica e projectos modernos

Investimento de mais 10 milhões de euros para reabilitar Lar de Costas de Cão está na calha

 

- PUB -

A Santa Casa da Misericórdia de Almada comemorou em Maio 465 anos, assim consta no documento constitutivo da instituição que não faz qualquer referência ao dia. Foi em 1555, sendo a de Lisboa a primeira Misericórdia, em 1498. “Por isso se diz que a irmandade das misericórdias tem mais de 500 anos”, comenta Joaquim Barbosa, provedor da Santa Casa de Almada.

A comemoração deste ano não teve assim, como é habitual, cerimónias públicas ao nível de outros anos, nem exposições, nem seminários. Assim o recomendava a fase de contingência que se vivia no final de Maio, altura sempre escolhida para a celebração.
A instituição que teve Frei Luís de Sousa como provedor, de 1590 a 1597 está sedeada na zona velha de Almada, no mesmo edifício onde funcionou o antigo hospital do concelho. Hoje, para além da provedoria e serviços administrativos centrais, aquele espaço, depois de obras profundas, em 2001 recebeu o Centro de Apoio Integrado a Idosos de São Lázaro.

Colado a este edifício, na antiga capela medieval que dava apoio ao antigo hospital de Santa Maria de Almada, começou a ser edificada a Igreja da Misericórdia, que foi benzida em 1567. Depois de várias remodelações, a 1 de Novembro de 1755 o grande terramoto de Lisboa causou-lhe sérios danos.

- PUB -

Em 1758 já estava novamente erguida. Com várias obras de requalificação nos séculos XIX e XX, é em 2009 que a Santa Casa da Misericórdia de Almada e a Câmara Municipal candidatam a igreja a fundos comunitários e, anos mais tarde, com profundo restauro, recebe a classificação de Monumento de Interesse Público.

Outro dos grandes equipamentos da instituição é o Lar Granja Luís Rodrigues, no Monte de Caparica, adaptado para receber idosos nos anos 60 do século passado. Mais conhecido como de Costas de Cão, este é agora o grande alvo do projecto futuro da Misericórdia. É o que diz Joaquim Barbosa, provedor da Misericórdia de Almada desde 2010. Uma obra que representa “um investimento superior a 10 milhões de euros”, revela.
Fazendo contas a todos os prazos do concurso para a execução, mais avaliação da Segurança Social e Câmara de Almada, o provedor conta conseguir começar a obra no início de 2022. “É uma obra para dois mandatos”, considera.

O desafio é construir “praticamente um lar novo” sem prejudicar a qualidade de serviço prestado aos utentes”. Aliás, avança o provedor que foi desenhado um plano de deslocação dos utentes no mesmo espaço enquanto decorrem as obras. Obras essas que vão permitir “melhorar significativamente o acolhimento dos idosos, nomeadamente nos quartos”.

- PUB -

Apesar de não aumentar, significativamente, o número de camas esta operação vai permitir acolher os serviços administrativos e financeiros, gestão de transportes, armazém e cozinhas neste momento a funcionarem na unidade instalada na cidade de Almada, assim como a própria mesa da Misericórdia e também a construção de um auditório. Ao mesmo tempo, deverá permitir mais camas em lar no espaço de São Lázaro.

A grande preocupação de Joaquim Barbosa é o financiamento para a obra. A maior Misericórdia das 16 existentes no distrito, tem um orçamento de 9 milhões de euros para 2020, para dar resposta a mais de 7 mil utentes nas suas quatro linhas de valências, entre idosos famílias e crianças, gere mais de 360 funcionários e mais de uma centena de prestadores de serviço. “Parece ser uma verba grande, mas é limitada com todo o serviço que prestamos”, comenta.

É por isso que Joaquim Barbosa espera, com “convicção, que o Governo não vacile na publicação do aviso de candidatura ao Programa Pares”. Não tem dúvida que “sem esse apoio não conseguimos fazer a remodelação”. Prevemos que o Pares consiga comparticipar com 75% da obra” para este equipamento “importante para o concelho e mesmo para a região”.

Apoio transversal para idosos e crianças

A gerir o apoio do Rendimento Social de Inserção para a autonomia de várias famílias carenciadas do concelho, neste momento perto de mil, a Santa Casa da Misericórdia de Almada que, no período de crise pandémica estabeleceu uma parceria com a Câmara de Almada para entrega de alimentos e produtos de primeira necessidade, a intervém na área de idosos e dependentes e também da infância e jovens.

No apoio a idosos e dependentes, a instituição tem a funcionar um centro de recursos de ajudas técnicas, limpeza e apoio a idosos, oficina domiciliária, serviço de apoio domiciliário e transporte adaptado.

Na valência lares, recebe idosos no centro de São Lázaro, na cidade de Almada, e Lar Granja Luís Rodrigues, no Monte de Caparica.

Na resposta à infância, tem o centro integrado Arco-Íris, no Monte de Caparica, que funciona como centro de convívio e creche, o centro social da Trafaria e a Casinha, em vale Figueira, com pré-escolar e creche.

A Santa Casa tem ainda a seu cargo uma casa de acolhimento de jovens considerados de famílias problemáticas.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -