Santa Casa da Misericórdia de Grândola, com 452 anos, é das mais antigas do país

11
visualizações

Pavilhão multiusos projectado para a Misericórdia recebeu distinção internacional

 

- Pub -

Ao longo da sua história, com mais de seis séculos, contam-se aos milhares as pessoas que viveram no território do concelho de Grândola e contribuíram para o seu desenvolvimento. Tal como as pessoas, individualmente, também as instituições, no seu todo.

A Santa Casa da Misericórdia de Grândola, fundada a 23 de Julho de 1568, é uma das mais antigas instituições do país e “uma confraria virada essencialmente para o domínio assistencial à população idosa e carenciada”, com a missão de prestar o melhor serviço aos idosos, aos grandolenses e a toda a comunidade.

Actuando de forma concertada e integrada na comunidade onde se insere, a Misericórdia de Grândola apoia diariamente cerca de 200 pessoas e será sempre, nas palavras do seu provedor, Horácio Carvalho Pereira, “um apoio para aqueles que mais necessitam”.
Presta, cria e desenvolve serviços nas áreas sociais e da saúde nas suas valências de lar, centro de dia, cantina social e serviços médicos, adequadas às necessidades da população, a fim de promover a solidariedade, a qualidade de vida e a dignidade humana.
Para além disto, tem ainda a rede local de intervenção social, através da qual é dada uma resposta de atendimento e acompanhamento social de famílias mais vulneráveis socialmente, e estabelece acordos com a Segurança Social e com a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.

Centro de Convívio Irene Aleixo distinguido no ECOLA Award 2019

Em 2019, o Centro de Convívio Irene Aleixo, da Santa Casa da Misericórdia de Grândola recebeu um prémio na categoria Novos Edifícios no âmbito do ECOLA Award – European Conference of Leading Architects, que teve lugar em Stühlingen, na Alemanha.
O projecto do atelier do arquitecto Manuel Aires Monteiro, que contempla um pavilhão amplo com um espaço multiusos que serve para a realização de todos os eventos da Santa Casa da Misericórdia de Grândola e alberga mais de duas centenas de pessoas, foi inaugurado em 23 de Julho de 2018, data em que a Misericórdia de Grândola comemorou 450 anos.

Comentários

- Pub -