26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioEdição 1000Especial 165 AnosSociedade "Loureiros": Ramos de loureiro baptizaram colectividade que envolve corações dos 8...

Sociedade “Loureiros”: Ramos de loureiro baptizaram colectividade que envolve corações dos 8 aos 80

É uma das mais antigas associações da região e gaba-se do intercâmbio geracional. Na banda há músicos octogenários ao lado de crianças com menos de dez anos

 

- PUB -

Contam as histórias e os livros que, entre os anos de 1848 e 1852, das várias bandas de música que iam até Palmela animar a população, a que mais agradava aos populares era aquela a que chamavam “Voluntários da Guarda Nacional”. A banda era dirigida por um afamado professor de música, de seu nome José Cipriano Arronches.

Da simpatia passou-se às ideias, umas das quais, e a mais importante, a de que uma filarmónica, dirigida precisamente por José Cipriano Arronches, fosse criada em Palmela.
E a concretização da ideia deu-se a 25 de Outubro de 1852 quando, numa reunião em casa de Joaquim José Correia, presidida por Arronches e com inúmeros ilustres da vila presentes, foi fundada a Sociedade Filarmónica Palmelense.

Algum tempo antes de “loureiros” ser acrescentado ao nome, era Sociedade dos Morgados o ‘apelido’ da nova colectividade, muito provavelmente, segundo bibliografia, devido à boa condição social de fundadores e músicos.

- PUB -

A primeira saída à rua e os ramos de louro

Decorria o verão de 1853 quando nasceu a mãe de todas as actividades que ainda hoje se encontram na Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”: a primeira saída da banda.

Foi no dia de São Pedro, a 29 de Junho de 1853 que a sociedade saiu pela primeira vez à rua, de traje de veludo verde e vermelho.

- PUB -

Partindo da primeira sede no Largo da Boavista, em Palmela, em direcção à igreja, a banda passeou pelas ruas e, chegando à casa santa, entoou pela primeira vez o seu hino, também criado por José Cipriano Arronches.

A banda fez furor e passou a animar grande parte das festividades e arraiais da vila, onde abundavam ramos de loureiro, muito usados na altura, também para decorar a sede da colectividade em ocasiões de festa. Vai daí e “Loureiros” juntou-se ao nome da sociedade.

De destacar que, por motivos políticos, alguns dissidentes viriam a criar a Sociedade Filarmónica Independente Humanitária, ficando a banda dos Loureiros inactiva em grande parte da década de 1860.

Dos 8 aos 80, uma imagem de marca

Longe de essa curta paragem do final do Séc. XIX está a colectividade nos dias de hoje. Dinâmica, cultural e sobretudo musical. Em conversa com O SETUBALENSE, João Lança, de 37 anos, vice-presidente da direcção, admite que o caminho, apesar em crescendo, não tem sido fácil.

“Curiosamente desde que estou na direcção, há cerca de dez anos, fomos sempre apanhados por algumas crises. O covid, a troika… e essas coisas acabam sempre por influenciar. Mas o que mudou mais nos últimos anos foi o número de actividades, que são mais, principalmente a nível desportivo. Existe também uma importante manutenção do trabalho que tem vindo a ser feito, agora que os cortes e apoios são cada vez menores”, frisou.

Envolvido nos Loureiros há cerca de 20 anos, desde que lá começou a aprender clarinete, João Lança destaca, acima de tudo, uma “forte tradição cultural e intergeracional”. “Em tudo o que fazemos há um grande intercâmbio de gerações. Na banda temos pessoas com 85 ou 86 anos e miúdos com 8, 9, 10 anos. Existe muitas gerações a trabalhar em conjunto e acho que isso é um dos aspectos mais positivos. Esta colaboração é assim desde que me lembro. É giro ter as histórias das gerações mais velhas a trocarem experiências com os mais novos, que querem fazer tudo”, destacou.
Objectivos, “esquecendo agora o Covid”, são claros e contínuos: “crescer a nível desportivo e musical, continuando a formar mais alunos para a banda. Todos os elementos da banda vêm da nossa escola de música. Além disto, estamos a tentar desenvolver um projecto de ginástica rítmica de competição. Veremos até onde conseguiremos ir”.

BI:
Nome: Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”
Data da fundação: 25 de Outubro de 1852
Nome pelo qual é conhecida: Loureiros
Actividades: Banda, Coral Loureiros, Orquestra, Escola de Música, Coro infantil, Orquestra juvenil, Ginástica Rítmica, Ballet, Aikido, Karaté e Ginástica de Manutenção
Presidente: Rogério Almeida

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -