26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalGrândolaUltra Maratona Atlântica pode tornar-se numa das “corridas de eleição da Europa”

Ultra Maratona Atlântica pode tornar-se numa das “corridas de eleição da Europa”

Os 43 quilómetros do areal que liga as praias de Melides e Tróia, no concelho de Grândola, vão voltar a ser palco da 13ª edição da Ultra Maratona Atlântica, que se realiza no próximo dia 25 de Junho

A corrida de aventura que, no ano passado, contou com a participação de um total de 520 atletas foi apresentada esta quarta-feira, numa conferência de imprensa, que se realizou no Cineteatro Grandolense, e que contou com a presença do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, Ceia da Silva e do atleta Paulo Guerra, padrinho da prova e de Rui Freitas, atleta totalista.

- PUB -

Em paralelo à Ultra Maratona Atlântica Melides – Tróia, desde 2014, é realizada a corrida Atlântica Comporta – Tróia, numa extensão mais reduzida, de 15 quilómetros, e para a qual são esperados perto de 200 atletas.

Organizada pela Câmara de Grândola, em parceria com a empresa ‘Ganhar Destaque’, a prova de longa distância, que alia a componente desportiva à turística, apresenta este ano algumas novidades, entre elas a introdução de um segundo abastecimento aos 14,5 km e uma homenagem à atleta Analice Silva, uma das cinco totalistas da prova recentemente falecida, com a entrega de um troféu aos totalistas da prova.

“Neste momento temos cerca de 400 atletas inscritos e a expectativa de que o número de participações venha a subir e até supere as edições anteriores”, sublinhou o presidente da Câmara de Grândola, António Figueira Mendes.

- PUB -

Com um orçamento de cerca de 40 mil euros, a organização espera também aumentar o número de atletas internacionais fazendo acreditar que é possível tornar “esta prova conhecida além fronteiras”.

Até ao momento estão inscritos atletas oriundos de Espanha, Eslováquia, Holanda, França, Estónia e Roménia. “É uma semente que está a ser lançada porque queremos que estes atletas possam transmitir essa experiência a outros no sentido de os estimular a participar em edições futuras”, acrescentou.

A introdução de um novo abastecimento, na praia de Pinheiro da Cruz, é um pormenor técnico que o autarca vê como “um novo reforço para a progressão [dos atletas] no terreno” e “mais uma tentativa” de “melhorar a competição e o comportamento” na prova.

- PUB -

Na opinião do embaixador da Ultra Maratona, Paulo Guerra, o segundo abastecimento “é mais um conforto” para os participantes que “não terá influência na performance” dos atletas. Já o piso e as marés serão importantes para a progressão dos corredores, alerta. “A maior dificuldade não é a distância mas a inclinação e a areia. Temos de saber escolher bem as zonas que vamos pisar ao longo da prova” de resistência.

Única no contexto nacional, o embaixador diz que o “número de atletas” e “a vertente internacional” são factores que contribuem para que esta prova se torne numa das “potenciais corridas de eleição da Europa”.

O presidente da Entidade Regional de Turismo, Ceia da Silva destacou a vertente turística aliada à componente desportiva. “É um evento que reúne um conjunto de características endógenas do concelho”, sublinhou.

Entre os atletas participantes nas anteriores edições da Ultra Maratona Atlântica, entre 2005 e 2016, são esperados quatro totalistas.

Em 2015 e 2016, a Ultra Maratona Atlântica Melides – Tróia foi ganha pelo atleta José Gaspar. O recorde da prova continua a pertencer a Eusébio Rosa, do Sport União Caparica, desde 2012.

A melhor marca feminina cabe à atleta Patrícia Serafim que, em 2016, voltou a bater o recorde.

Helga Nobre

Helga Nobre
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -