26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalGrândolaVelocidade passa a ser preocupação no “novo” IC1

Velocidade passa a ser preocupação no “novo” IC1

Com a estrada arranjada, os bombeiros alertam agora para o perigo dos excessos. Obras ficam prontas no Verão

 

- PUB -

 

 

 

- PUB -

Os acidentes graves e mortais provocados pelo mau estado do IC1 entre Grândola e Alcácer do Sal já pertencem ao passado. As raízes das árvores que invadiam a estrada, os buracos provocados pela constante passagem de camiões e os lençóis de água que se formavam quando chovia deram lugar agora a longas retas com um novo piso alcatroado no troço de 13 quilómetros entre Alcácer do Sal e Grândola.

As obras de requalificação devem estar concluídas no Verão e agora os bombeiros estão preocupados com a velocidade excessiva na condução devido ao novo pavimento.

Os bombeiros de Grândola e Alcácer do Sal, que acorrem ao local em caso de acidente, apontam para a existência de acidentes que acontecem hoje no local devido às obras e, reconhecendo que o mau estado do piso é coisa do passado, advertem para novos acidentes mortais devido ao excesso de velocidade. Joaquim Duarte, comandante da corporação de Grândola aconselha a uma intensificação da fiscalização rodoviária pelas autoridades principalmente durante a concentração motard de Faro. “O mau estado do piso levava a que muitos condutores evitassem o IC1 e se deslocassem pela auto estrada, mas isso já não deve acontecer este ano”, afirma Joaquim Duarte, que receia por despistes de motas, potencialmente fatais, durante a concentração de Faro. “Temos centenas de motards a circular na nossa zona e estamos já habituados a acidentes, mas esperamos que haja uma boa consciência na altura de acelerar”. O mesmo é partilhado por Valdemar Gonçalves, comandante da corporação de Alcácer do Sal, que aponta para perigos nas estradas circundantes ao IC1. “A estrada que liga a Comporta a Alcácer do Sal foi requalificada, mas as bermas são perigosas e precisam de intervenção, bem como a Estrada Nacional 5 entre Alcácer do Sal e o Torrão que, apesar de não ser muito utilizada, é perigosa para os condutores”.

- PUB -

As obras de requalificação do IC1 incluem novos sistemas de drenagem, sinalização vertical, equipamentos de segurança como semáforos no atravessamento dos aglomerados populacionais, a colocação de cortinas anti-raízes, a melhoria das gares de paragem de autocarros e um novo Canal Técnico Rodoviário. A empreitada começou em setembro, tem um custo de 4,6 milhões de euros e tem prazo de execução de 270 dias. Manuel Rocha, coordenador da Comissão de Utentes do IC1 congratula a forma como as obras estão a decorrer e retira o título de Estrada da Morte que durante anos caraterizou o troço do IC1. “Esta obra já vinha sendo exigida há muitos anos e finalmente temos um novo piso que retira todos os perigos que existiam anteriormente para os motoristas e que causavam graves acidentes”, refere Manuel Rocha, ressalvando que falta ainda concluir os trabalhos nas bermas da estrada.

A autarquia de Alcácer do Sal considera que o Governo deve avançar com obras de requalificação no troço entre Palma e Alcácer do Sal, cujo pavimento se apresenta em “péssimo estado”. Ao considerar que a obra em curso, entre Alcácer do Sal e Grândola, é “insuficiente”, a autarquia critica o ex-ministro Pedro Marques por não dar “a devida importância ao troço do IC1 entre Palma e Alcácer do Sal que apresenta o pavimento em péssimo estado”. Sem tecer qualquer comentário sobre as obras em curso e que devem estar preparadas no Verão, a Câmara Municipal de Alcácer do Sal assume que “o troço entre Palma e Alcácer do Sal continuará, enquanto não for reparado, a ser uma estrada muito perigosa”.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -