19 Janeiro 2021, Terça-feira
- PUB -
Início Local Grândola Câmara de Grândola aprova orçamento de 31 milhões de euros para 2021

Câmara de Grândola aprova orçamento de 31 milhões de euros para 2021

A Câmara de Grândola aprovou o orçamento para 2021 no valor de 31 milhões de euros, mais 500 mil de euros em relação ao deste ano, com “respostas necessárias” para combater a pandemia de covid-19.

- PUB -

O orçamento e as grandes opções do plano para 2021, aprovados por maioria, com os votos contra dos vereadores do Partido Socialista, dão prioridade ao desenvolvimento da economia local e à criação de emprego, melhoria e reforço dos serviços públicos e da coesão social.

Em comunicado hoje divulgado, a autarquia, presidida por António Figueira Mendes (CDU), avança que continuará “fortemente empenhada em colaborar com as autoridades de saúde, segurança e socorro”, implementando “as respostas necessárias para responder ao agudizar da situação económica e social”, de forma a ser possível controlar o avanço da pandemia no concelho.

O orçamento para 2021 prevê a concretização de medidas e investimentos para estimular a economia, dando continuidade à expansão da Zona Industrial Ligeira de Grândola e conclusão dos seus acessos, “privilegiando projetos que apresentem uma preocupação efetiva com o ambiente e com os valores naturais”.

- PUB -

Entre as intervenções para aumentar a atratividade do território e combater a sazonalidade contam-se a implementação de “um ambicioso projeto de Turismo de Natureza”, a “entrada em funcionamento do Museu Polinucleado de Grândola, a abertura do Núcleo de São Pedro e dos Núcleos da Olaria de Melides, Liberdade (nos antigos Paços do Concelho) e Etnografia (na Casa Frayões Metello)”.

Neste capítulo, está igualmente contemplado um reforço do apoio à restauração e ao comércio local “e a continuação da aposta na realização de formação especializada nos vários níveis de ensino”, acrescenta o município.

Ao nível da melhoria e reforço dos serviços públicos, o documento inclui várias intervenções e obras, com destaque para a requalificação da Avenida Jorge Nunes, a construção de infraestruturas, a requalificação da rede viária municipal e dos caminhos adjacentes e diversas obras de melhoramento do espaço público em todo o concelho.

- PUB -

“Destaca-se ainda a implementação de soluções que visam a sustentabilidade ambiental, a racionalização de recursos e a mobilidade e acessibilidade universal, salientando-se a execução do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável”.

Já no âmbito da Coesão Social e Melhoria da Qualidade de Vida, as áreas do desenvolvimento social, educação, desporto, cultura e juventude, “continuam a ser encaradas como prioritárias e essenciais”, indicou a autarquia, tendo em conta o previsível agravamento da situação pandémica.

“Reforçaremos todos os programas de emergência que implementámos em 2020, nomeadamente o programa Grândola Ainda Mais Solidária, o apoio alimentar a famílias carenciadas, a linha de apoio psicológico, a monitorização de idosos e o reforço do apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social”, acrescentou.

Entre as intervenções previstas para 2021 contam-se ainda a “continuação da requalificação do parque escolar, o apoio a programas de construção de habitações a custos controlados, a continuação da requalificação do parque habitacional municipal, a conclusão da requalificação da Biblioteca e Arquivo e do Cine Granadeiro – Auditório Municipal”.

No documento, a autarquia reforça a sua “posição firme e determinada” na reivindicação de investimentos do Estado, “com principal ênfase nos serviços de saúde, na requalificação da Escola Secundária António Inácio da Cruz e da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural, a continuação das obras do Itinerário Principal (IP) 8 e do Itinerário Complementar (IC) 33”.

“A concretização do nó do Lousal – ligação IC1, a requalificação da ligação ferroviária Sines-Ermidas-Grândola, no âmbito do Corredor Internacional Sul, a requalificação das instalações da GNR, bem como as diligências junto do Ministério da Justiça relativas ao terreno que a autarquia adquiriu para transferência do Estabelecimento Prisional do Pinheiro da Cruz”, são outras das reivindicações da autarquia.

As Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2021 vão ser discutidos e votados na próxima reunião da Assembleia Municipal de Grândola.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Secundária Sebastião da Gama suspende aulas presenciais para alunos mais velhos até dia 26

Sete funcionários da escola em isolamento profiláctico obriga a alunos dos 11.º, 12.º e ensino nocturno a terem aulas em casa   Os alunos dos 11.º...

Apreendidos mais de 330 quilos de pescado em Sesimbra. Valor ultrapassa 4600 euros

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, por intermédio do Subdestacamento de Setúbal, apreendeu ontem mais de 300 quilos de pescado, em Sesimbra, numa...

Dois doentes com Covid transferidos do S. Bernardo para o Hospital das Forças Armadas

Polo de Lisboa da unidade hospitalar militar recebeu ontem 10 doentes infectados. Dois chegaram do hospital de Setúbal   O Hospital São Bernardo, em Setúbal, transferiu...
- PUB -