29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaBotulismo pode ser a causa de morte de várias aves na Moita

Botulismo pode ser a causa de morte de várias aves na Moita

O botulismo poderá ser a causa de morte de vários exemplares de aves que ocorreram na confluência do Rio da Moita com a Caldeira da Moita em Julho, anunciou a autarquia.

“A Câmara Municipal da Moita procurou conhecer as causas deste incidente junto das entidades competentes e a informação técnica do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas indica tratar-se de botulismo, uma doença de natureza tóxica que decorre da ingestão de uma toxina e que é agravada pelas condições meteorológicas, como o calor e seca, que se arrastam há vários meses”, refere a autarquia, liderada por Rui Garcia (PCP), em comunicado.

- PUB -

Em Julho, a autarquia anunciou que estava a investigar o surgimento de várias aves mortas na confluência do Rio da Moita com a Caldeira da Moita, junto ao Largo da Feira.

Nas redes sociais surgiram vídeos e fotografias em que é possível ver os animais, em especial patos, muito debilitados ou já mortos na zona da Caldeira da Moita.

O Partido Socialista da Moita e a Quercus também abordaram o assunto, exigindo uma atuação rápida das autoridades competentes para se conhecerem as causas das mortes.

- PUB -

“A toxina em causa afecta somente as aves, não constituindo risco para as pessoas. As análises realizadas à água da Caldeira da Moita não revelaram qualquer indício que possa estar na origem deste incidente”, acrescenta a autarquia.

A Câmara Municipal da Moita garante que “vai continuar a acompanhar esta situação junto das entidades competentes”.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -