20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaGrupo de alunos explora a zona ribeirinha do Tejo em Sarilhos Pequenos...

Grupo de alunos explora a zona ribeirinha do Tejo em Sarilhos Pequenos [FOTOS]

Os alunos do 9º ano da Escola Fragata do Tejo, na Moita, fizeram uma visita de estudo à zona ribeirinha do Tejo, junto ao Alto do Moinho, em Sarilhos Pequenos. Aproveitando que a maré estava baixa, os estudantes decidiram explorar o local.

“Para se tentar saber a função de dois pilares de pedra antigos que se encontram no lodo, dentro do rio, junto da zona ribeirinha, aproveitámos a maré baixa e visitámos o local. Junto a esses pilares existem muitos vestígios de utensílios em cacos. Pensamos que para os artefactos se encontrarem ali, na lama, talvez a maré os tenha trazido. Mas continuamos com dúvidas, por causa dos pilares e da hipótese de se tratar de lixo descarregado de Lisboa”, relatou um dos alunos da turma de história.

- PUB -

Para tentarem encontrar uma explicação acerca do que encontraram, para que serviam os pilares e de onde vinha o lixo, os estudantes decidiram contactar algumas fontes locais.

“Contactámos marítimos locais, mas as nossas testemunhas desconheciam a existência dos pilares que estão no rio. No entanto, fizeram referência à existência, no local, de um antigo cais onde se descarregavam produtos agrícolas, no chamado esteiro da tia Elisa”, disseram.

Como saíram do local ainda com dúvidas, o grupo de alunos recolheu “vários fragmentos na lama, agora todos os materiais recolhidos serão limpos e recreados por desenho, para se fazer uma exposição na Escola Fragata do Tejo”.

- PUB -

 

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -