19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaXVIII Romaria a Cavalo Moita - Viana do Alentejo apresentada na BTL

XVIII Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo apresentada na BTL

A XVIII Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo, que este ano decorre entre 25 e 29 de Abril, foi apresentada à comunicação social e ao público em geral, a 3 de Março, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, no espaço da Entidade Regional de Lisboa e Vale do Tejo e no espaço da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

- PUB -

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, lançou o desafio para que todos façam “a ligação entre o Tejo e o coração do Alentejo”, passando “pelos caminhos e pela essência do que é este território entre o Tejo e o Alentejo”.

O autarca afirmou também que, “a organização pretende que, ano após ano, este evento cresça e que os mais de 600 cavaleiros e cavalos que no ano passado chegaram a Viana do Alentejo, sejam superados, assim como os que vão partir da Moita, no dia 25 de Abril. Fica aqui o convite a todos, para que não percam esta experiência, não há outra igual em Portugal”.

A apresentação contou, ainda, com a presença de outros representantes da Comissão Organizadora da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo: a Câmara Municipal de Viana do Alentejo, a Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, a Associação Equestre de Viana do Alentejo e o pároco Manuel Manso, de Viana do Alentejo.

- PUB -

A partida da romaria está marcada para dia 25 de Abril, pelas 09h00, na Moita. Os romeiros partem do Pavilhão Municipal de Exposições rumo à Igreja Paroquial da Moita e, após a bênção da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, seguem para Viana do Alentejo. Pelo caminho, os romeiros vão pernoitar nas localidades de Poceirão, Casebres, Alcáçovas e junto ao Santuário de Nª Srª. de Aires. A chegada a Viana do Alentejo, um dos pontos altos da romaria, acontece por volta das 17h30, do dia 28 de Abril.

A Romaria a Cavalo é um dos maiores eventos equestres nacionais que voltou a realizar-se em 2001, depois de uma interrupção de mais de 70 anos, recuperando no tempo a tradição dos lavradores da Moita, que se deslocavam com os seus animais ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires, para pedir protecção e boas colheitas.

As inscrições para participar na Romaria a Cavalo podem ser efectuadas através da Divisão de Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal da Moita.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -