27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaRomaria a Cavalo arranca com festa na Marginal da Moita

Romaria a Cavalo arranca com festa na Marginal da Moita

A Câmara da Moita aprovou, na última reunião do executivo municipal, a proposta de realização da Festa da Romaria, entre 20 e 25 de Abril, na Avenida Marginal, junto à caldeira, uma forma festiva de se fazer as despedidas das centenas de romeiros que vão participar na Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo.

- PUB -

Esta Festa da Romaria vai contar com gastronomia, artesanato, divertimentos para crianças e animação musical, e irá realizar-se no dia 20 de Abril, entre as 21h00 e as 24h00, no dia 21, das 10h00 à 01h00, no dia 22, das 10h00 às 24h00, no dia 23, das 14h00 às 24h00, no dia 24, das 14h00 à 01h00, e no dia 25 de Abril, das 09h00 às 24h00.

De referir que a XVIII Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo vai realizar-se entre 25 e 29 de Abril, estando a partida marcada para as 09h00, junto à Igreja de Nossa Srª da Boa Viagem, na Moita.

O percurso de cerca de 150 quilómetros é feito pela antiga Canada Real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis, através de quintas e caminhos de terra batida, seguindo o carro-andor que transporta a imagem da Nossa Srª da Boa Viagem, padroeira da Moita.

- PUB -

A Romaria a Cavalo voltou a realizar-se em 2001, depois de um interregno de mais de 70 anos, recuperando no tempo a tradição dos lavradores da Moita que se deslocavam com os seus animais ao Santuário de Nossa Srª. D’Aires, para pedir protecção e boas colheitas.

Apesar do carácter religioso que está na sua génese, a romaria assume hoje uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio entre os participantes.

A XVIII edição da Romaria a Cavalo é organizada pela Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, pela Associação Equestre de Viana do Alentejo e pelas Câmaras Municipais da Moita e de Viana do Alentejo, com o apoio das entidades regionais de turismo do Alentejo e de Lisboa e Vale do Tejo.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -