29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaDia da Marinha do Tejo comemora-se no Cais da Moita este sábado

Dia da Marinha do Tejo comemora-se no Cais da Moita este sábado

O Cais da Moita vai ser o palco para a cerimónia do Dia da Marinha do Tejo, este sábado, dia 23 de Junho, a partir das 10h00.

- PUB -

Com as embarcações típicas do Tejo como pano de fundo, a cerimónia vai contar com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Moita, do Secretário de Estado da Defesa Nacional, do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e do Presidente da Direcção da Associação Marinha do Tejo.

Durante a iniciativa, será assinado o Livro de Registos pelos proprietários e arrais das embarcações da Marinha do Tejo, seguindo-se o embarque das tripulações e dos convidados nas embarcações da Marinha, que rumarão, em desfile, até à Base Naval de Lisboa (Alfeite), onde terá lugar um convívio entre tripulantes e convidados e uma visita a unidades da Base Naval pelos proprietários, arrais e tripulações, durante a tarde.

Recorde-se que este evento surgiu em 2008, na sequência de um despacho do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar que determina a realização de um conjunto de iniciativas que contribuam para preservar o significado histórico-cultural da instituição e dinamizar a sua acção, entre as quais a constituição de um polo vivo do Museu da Marinha.

- PUB -

A Marinha do Tejo é o nome pelo qual ficaram conhecidas as embarcações e a comunidade de marítimos das zonas ribeirinhas que tiveram um papel relevante na defesa do país, contribuindo de forma determinante para a protecção da cidade de Lisboa no início do século XIX, especialmente por ocasião da terceira invasão francesa.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -