26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaDia da Marinha do Tejo comemora-se no Cais da Moita este sábado

Dia da Marinha do Tejo comemora-se no Cais da Moita este sábado

O Cais da Moita vai ser o palco para a cerimónia do Dia da Marinha do Tejo, este sábado, dia 23 de Junho, a partir das 10h00.

- PUB -

Com as embarcações típicas do Tejo como pano de fundo, a cerimónia vai contar com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Moita, do Secretário de Estado da Defesa Nacional, do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e do Presidente da Direcção da Associação Marinha do Tejo.

Durante a iniciativa, será assinado o Livro de Registos pelos proprietários e arrais das embarcações da Marinha do Tejo, seguindo-se o embarque das tripulações e dos convidados nas embarcações da Marinha, que rumarão, em desfile, até à Base Naval de Lisboa (Alfeite), onde terá lugar um convívio entre tripulantes e convidados e uma visita a unidades da Base Naval pelos proprietários, arrais e tripulações, durante a tarde.

Recorde-se que este evento surgiu em 2008, na sequência de um despacho do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar que determina a realização de um conjunto de iniciativas que contribuam para preservar o significado histórico-cultural da instituição e dinamizar a sua acção, entre as quais a constituição de um polo vivo do Museu da Marinha.

- PUB -

A Marinha do Tejo é o nome pelo qual ficaram conhecidas as embarcações e a comunidade de marítimos das zonas ribeirinhas que tiveram um papel relevante na defesa do país, contribuindo de forma determinante para a protecção da cidade de Lisboa no início do século XIX, especialmente por ocasião da terceira invasão francesa.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -