26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaExposições em Março nas bibliotecas de Vale da Amoreira e Alhos Vedros

Exposições em Março nas bibliotecas de Vale da Amoreira e Alhos Vedros

Durante este próximo mês de Março, as bibliotecas municipais de Vale da Amoreira e Alhos Vedros, concelho da Moita, vão acolher exposições, de entrada gratuita e dirigidas ao público em geral. De 1 a 23 de Março, a Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira recebe a exposição “As Mulheres e o Trabalho: A Indústria do Vestuário no Concelho da Moita”. Já a Biblioteca Municipal de Alhos Vedros vai ter patente ao público a mostra “Imagens para Anos Recentes”, de Pedro Penilo, de 8 a 23 do mesmo mês.

- PUB -

A primeira, a exibir na Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira, “foca as mulheres que trabalharam na indústria das confecções de vestuário, centrando-se, particularmente, na profissão de costureira, o mais representativo do sector”, além de traçar “uma panorâmica geral sobre a inserção da mulher no mundo do trabalho, desde o trabalho em casa, como doméstica, ao trabalho na agricultura, nas fábricas de cortiça e na indústria de vestuário”, revela a Câmara Municipal da Moita. Mas não só: é ainda retratada nesta mostra “a discriminação laboral das mulheres e as lutas que desenvolveram por mais direitos e pela sua emancipação”, bem como “a instalação das primeiras fábricas do sector, as fábricas de sola da Moita e do Rosário e a fábrica de chita e de estamparia de Alhos Vedros, localizada na Quinta de S. Pedro, no final do século XVIII”.

As referidas fábricas, lembra a autarquia, “encerraram”, mas deixaram memórias de “um tempo de trabalho, de camaradagem, de solidariedade, de vivência de lutas difíceis, de partilha de tristezas e alegrias, de formas de ser e de sentir”.

Na Biblioteca Municipal de Alhos Vedros, a exposição a exibir apresenta trabalhos publicados num periódico francês.

- PUB -

“Imagens para Anos Recentes” intitula a mostra que é composta “por uma selecção de gravuras de ilustração política, produzidas nos últimos anos para o jornal Le Monde Diplomatique”. A exposição, adianta a edilidade, “aborda os principais temas da vida política recente, comentados em imagens”.

Ambas as exposições vão estar patentes ao público até 23 de Março.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -