27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaPS e CDU em rota de colisão no diálogo sobre novo aeroporto

PS e CDU em rota de colisão no diálogo sobre novo aeroporto

Eleitos da CDU mantêm posição contra a construção do Aeroporto na BA6 do Montijo. PS defende projecto apontando prioridade de diálogo entre autarquia e Governo

 

- PUB -

 

 

 

- PUB -

Em sessão extraordinária da Assembleia de Freguesia da União de Freguesia de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira a CDU apresentou uma moção sobre a construção do novo aeroporto na Base Aérea Nº6 do Montijo, tendo por base o que os eleitos consideram ser “o pouco conhecimento” sobre a totalidade do projecto, não obstante “o assunto já ter sido debatido por várias vezes”.

Entre as principais questões abordadas na moção consta o facto de “o Estudo de Impacto Ambiental ter sido devolvido por não abordar todos os riscos e impactos para o ambiente e para as populações”, da Moita e Baixa da Banheira. Motivo pelo qual a CDU assume não compreender “a decisão do Governo em avançar para a implementação de um aeroporto na Base Aérea Nº6 do Montijo sem que o processo de avaliação de impacto ambiental esteja concluído”.

Os eleitos da CDU consideram ainda que deveriam ser mantidas em cima da mesa duas alternativas: a construção do aeroporto na BA6 e a construção faseada do aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete.

- PUB -

 

PS defende “caminho” que trouxe o aeroporto até ao Montijo

 

Perante a moção apresentada, o Partido Socialista defende, em declaração de voto, que a solução Portela mais BA6, destaca-se de entre outras, “por já ter parcialmente as infraestruturas construídas, aliadas ao facto de, ao nível das acessibilidades as mesmas se tornarem mais económicas e de mais rápida conclusão”.

Um caminho dentro do qual os socialistas não deixam de considerar que, embora a solução Montijo não esteja livre de “evidenciar aspectos menos positivos”, o impacto da construção do aeroporto na BA6, “não deixa também de ser positivo” no desenvolvimento da região, com a criação de milhares de postos de trabalho, o incremento da economia e da demografia.

Contexto em que o PS apela a um diálogo “construtivo” entre o presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, e o Governo, no sentido de estabelecerem “um conjunto de acções que salvaguardem os interesses da população”.

A par da proposta de diálogo o PS reafirma que “não abdicará de ver cumpridas todas as normas legais, de entre as quais a aprovação do Estudo de Impacte Ambiental e da implementação das medidas mitigadoras”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -