25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaAutarquia aplica multas a quem não respeitar ambiente e limpeza urbana

Autarquia aplica multas a quem não respeitar ambiente e limpeza urbana

A campanha “Todos Juntos Por Um Melhor Ambiente” desafia os munícipes a manter as ruas do concelho limpas. Quem não respeitar as regras incorre em coima que pode chegar a 2 400,00 Euros

 

- PUB -

 

 

A Câmara Municipal da Moita lançou uma nova fase da campanha de sensibilização ambiental “Todos Juntos Por Um Melhor Ambiente”, agora dedicada à problemática dos dejectos animais no espaço público, subordinada ao slogan “E agora o meu dono vai apanhar multa!”.

- PUB -

Uma acção desenvolvida como continuidade das fases “O meu dono não apanha e eu é que sou porcalhão!” e “O meu dono continua sem apanhar…”, através da qual, a autarquia pretende dar cumprimento ao artigo 41 do Regulamento do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos, com a aplicação de uma coima que pode ir até 2 400,00 Euros para os munícipes que não recolham da via pública os dejectos dos seus animais de companhia.

No âmbito desta nova acção a autarquia defende que, “a qualidade do Ambiente em que vivemos não depende só da atuação dos serviços camarários, mas também dos nossos gestos diários”.

 

- PUB -

“Contribuir para um concelho mais limpo e amigo do ambiente”

 

Miguel Canudo, vereador responsável pelo pelouro do Ambiente na Câmara Municipal da Moita, expõe que a campanha de sensibilização ambiental “Todos Juntos por um Melhor Ambiente” surge na sequência de “uma das prioridades definidas para este mandato autárquico: melhorar a imagem urbana em termos ambientais”. Campanha em que o vereador destaca ainda as fases que incidiram sobre as áreas “Monos e Resíduos de Jardim”, “Limpeza Urbana” e “Recolha de óleos Usados”.

Através de “Todos Juntos por um Melhor Ambiente” a autarquia pretende “chegar mais perto dos munícipes, sensibilizando-os para a importância de adopção de hábitos comportamentais renovados” e “contribuindo para um concelho mais limpo e ‘amigo do Ambiente’”.

Quanto a resultados, sobre a totalidade da campanha “Todos Juntos por um Melhor Ambiente”, Miguel Canudo confirma que têm sido positivos. “Porém ainda existem áreas, como a limpeza urbana e os dejectos caninos, em que a mudança de comportamentos está a ser mais difícil. Neste último caso, a campanha teve de se desdobrar em três etapas, para uma melhor interiorização da necessidade de mudança de comportamentos”.

Quanto a comportamentos conquistados, o vereador considera inegável “o aumento do número de munícipes que contactam os serviços municipais para obter informações sobre os dias de colocação de monos/verdes” e, “ao nível da produção de óleos alimentares usados (OAU), o crescente aumento na utilização dos oleões” que levou, inclusive, ao aumento da periodicidade na recolha destes equipamentos.

A decorrer desde 2018, “Todos Juntos por um Melhor Ambiente” já é uma Marca Nacional, uma distinção atribuída pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -