29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaAlexandra Lencastre apadrinha Romaria a Cavalo

Alexandra Lencastre apadrinha Romaria a Cavalo

Actriz, que é embaixatriz do Alentejo, vai estar na Moita, à frente dos romeiros e peregrinos no dia da partida

 

- PUB -

 

 

Alexandra Lencastre, embaixatriz do Alentejo e reconhecida actriz dos teatros e da televisão, estará na frente de romeiros e peregrinos, na viagem que une todos os anos Ribatejo e Alentejo, ao longo de cinco dias. A madrinha da XIX Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo parte este ano com o grupo de espírito nómada, da Moita, no dia 24 de Abril, pelas 9h30, junto à Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem. E termina a sua aventura a 27 de Abril, no Santuário de Nossa Senhora d’Aires, em Viana do Alentejo, onde chegará pelas 17h00.

- PUB -

Considerada um dos maiores eventos nacionais equestres, a Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo conta com a participação de centenas de romeiros, vindos de diversos pontos do país. Uma viagem de 150 quilómetros que percorre caminhos de terra batida, onde os romeiros são recebidos em vilas e aldeias alentejanas e vivem as suas tradições seculares.

Este ano a Moita realiza a II Festa da Romaria de 18 a 25 de Abril no Pavilhão Municipal da Moita, para celebrar as tradições que envolvem a Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo.

Dentro desta celebração os munícipes da Moita podem contar com tasquinhas e actuações musicais, não só no pavilhão municipal, mas também na frente ribeirinha da vila.

- PUB -

 

De vila em vila, romeiros recebidos em festa

 

No dia 24, pelas 8h00, realiza-se a concentração dos romeiros no terreno anexo ao Pavilhão Municipal de Exposições da Moita, seguido da bênção da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem na Igreja Paroquial. Pelas 9h30 dá-se a muito esperada partida da romaria, com a primeira parte do percurso a incluir Rio Frio e Poceirão.

A 25 de Abril tem inicio a segunda parte o percurso da romaria centenária, que partirá do Poceirão em direcção a Quinta do Sousa e depois Casebres.

É em Casebres que, no dia 26, romeiros e peregrinos rumam em direcção a São Cristovão, dando início à terceira parte do percurso que termina em Alcáçovas.

A última parte da romaria começa a 27 de Abril, com partida de Alcáçovas, após a bênção da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem. O caminho seguirá então até ao seu destino final, Viana do Alentejo, onde chegará pelas 17h00.

Entretanto, em Viana do Alentejo, enquanto aguardam a chegada da romaria, os vianenses celebram esta tradição centenária, a parir das 15h30, com música nas ruas da vila pelo Grupo “De Moda em Moda”, grupo de Cantares Populares “Seara Nova”. Animação com “A Chiclateria”, Cante Alentejano e o Grupo de Bombos “Toca a Bombar”.

Pelas 17h00 a romaria entrará na vila e no Largo de S. Luís os romeiros a cavalo serão acolhidos em festa. Pelas 21h00 a tradição continua nas ruas de Viana do Alentejo com a procissão em honra de Nossa Senhora d’Aires.

O dia 28 de Abril marca o encerramento da romaria com a concentração de peregrinos e romeiros no Largo de S. Luís, pelas 9h30 para a procissão com as imagens de Nossa Senhora d’Aires e Nossa Senhora da Boa Viagem, seguida de uma missa campal no Santuário de Nossa Senhora d’Aires.

Durante a tarde prosseguem as celebrações com o Cante Alentejano a marcar forte presença e a Tuna Popular do Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca (Universidade de Évora), a encerrar o programa da XIX Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo.

Durante a celebração da romaria a Câmara Municipal de Viana do Alentejo deixa o convite a peregrinos e romeiros para que visitem no antigo Posto de Turismo a exposição “Olaria e Cerâmicas, percursos de aprendizagem”. Assim como o Castelo de Viana, ícone da vila e da sua história.

A Romaria a Cavalo é promovida por uma comissão organizadora constituída pelos municípios da Moita e Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo, e financiada pela Entidade de Turismo do Alentejo (ERTAR), no âmbito do Programa 365 Alentejo – Ribatejo 2019.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -