25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaSocialistas aplaudem participação do público na reunião de câmara

Socialistas aplaudem participação do público na reunião de câmara

Munícipes relataram ao executivo várias preocupações relacionadas com obras, higiene urbana e transportes públicos

A reunião pública mensal do executivo camarário da Moita, realizada no passado dia 25, que acabou por registar a aprovação de todas as propostas por unanimidade, ficou marcada pela presença e participação de vários munícipes, com a vereação socialista a vir a terreiro aplaudir o exercício de cidadania.
As obras de requalificação na Rua 1 de Maio, na Baixa da Banheira, a higiene urbana, com queixas sobre acumulação de lixo em redor dos novos contentores para a reciclagem, e os protestos relacionados com pragas de ratos, pombos e baratas, além da reduzida frequência das carreiras 333 de transporte público, foram questões apresentadas pelo público durante a sessão.
Em nota de Imprensa, os vereadores do PS consideram “muito positivo a enorme participação por parte da população dos mais diversos pontos do concelho” na reunião. Ao mesmo tempo, os autarcas socialistas debruçam-se sobre algumas das situações apresentadas pelos munícipes.
Sobre as obras de requalificação na Baixa da Banheira, salientam que “é grande o descontentamento dos comerciantes pelos atrasos nas obras e [pelo] impacto que as mesmas estão a ter para o tecido económico daquela artéria”. Mas não só. “Foram, ainda, vincadas as questões relacionadas com os procedimentos de segurança adoptados que levantam dúvidas sobre a sua adequação a uma via pública em obra, mas que se mantém aberta à circulação de transeuntes, tendo já acontecido diversos percalços”, apontam os vereadores do PS, lembrando que estas questões “já não são novas” e que têm sido apresentadas pelo PS “nos diversos órgãos” autárquicos.
Durante o período antes da ordem do dia, estas questões “mereceram por parte da bancada do PS detalhadas chamadas de atenção”, que acabaram por resultar em “manifestações expressivas de apreço e apoio” por parte do público, o que “levou o presidente da Câmara a dizer que aquele espaço não era um comício socialista”.

- PUB -

Lixo e pragas

Entre o público houve também quem se queixasse sobre a higiene urbana. Os socialistas realçam o descontentamento manifestado pela “acumulação excessiva de lixo em redor dos novos contentores para a reciclagem, sua colocação, e, ainda, protestos relacionados com pragas de ratos, pombos e baratas”.
“O assunto da higiene urbana e do controlo de pragas é há muito trazido pelo PS para o debate público, defendendo estratégias concertadas de combate para um resultado mais eficaz”, adiantam os vereadores.
Os transportes públicos, sobretudo “relacionados com o traçado e a frequência dos autocarros das carreiras 333”, foram outro dos temas apresentados. “Ficou uma vez mais patente que ainda há muito a fazer e a Câmara que agora tem responsabilidades sobre esta matéria deverá, no âmbito da Área Metropolitana de Lisboa, continuar a desenvolver esforços para a que estas questões se resolvam”, consideram os vereadores do PS.
O apelo a “políticas direccionadas para a juventude e de incentivo à produção cultural” foi ainda outro tema apresentado no decorrer do período de intervenção do público, numa sessão bastante participada.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -