26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaAntónio Olaio leva “O Libertino” ao palco este sábado

António Olaio leva “O Libertino” ao palco este sábado

Há um anti-herói que vagueia pelas ruas entre as carrinhas biblioteca da Fundação Gulbenkian e tenta seduzir lolitas e magalas. Uma história que se passa em tempos de opressão num país cinzento e de violências contidas

 

- PUB -

O palco do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, recebe este sábado, às 21h30 a peça de teatro “O Libertino Passeia por Braga a Idolátrica o seu Esplendor”, de Luiz Pacheco, com André Louro.

O anti-herói deste “O Libertino” é o poeta Luiz Pacheco que, em 1961, andou nas carrinhas da biblioteca itinerante da Fundação Gulbenkian, carrinhas cheias de livros que percorriam o país real, alimentando mentes sedentas de leitura, principalmente as jovens gerações.

É à sombra de uma dessas carrinhas, estacionada em Braga, que o Libertino tenta seduzir lolitas e magalas. Neste passeio pela cidade, o Libertino não viola nenhuma ética. Pelo contrário, as suas conversas e reflexões descrevem uma imagem precisa da realidade portuguesa de então, de uma vida acanhada em tempos de opressão num país cinzento e de violências contidas. Ao mesmo tempo, esta é uma história marcada pelo riso, pela sátira, pela (auto)ironia, pelo prazer de viver…

- PUB -

A peça, que transforma o texto de Luiz Pacheco num monólogo interpretado por André Louro, recria toda a riqueza das situações, ambientes e estados de alma que o Libertino percorre nesta via-sacra rumo à redenção.

A encenação é de António Olaio e no palco vai estar o actor André Louro. Os cenários e figurinos são por conta de Maria Ribeiro e a responsabilidade de assistência de encenação é de Anabela Felício.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -