18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaAutarquia reforça interculturalidade no concelho

Autarquia reforça interculturalidade no concelho

Para impulsionar a construção de um concelho intercultural que valoriza a singularidade e a diversidade”, a Câmara Municipal da Moita organiza três dias de iniciativas onde se incluem diversas culturas

 

- PUB -

O Festival “Um Só Mundo pela Tolerância” vai para a 2.ª edição, de 13 a 16 de Novembro, para percorrer vários palcos e locais do concelho da Moita.

Promovido no âmbito do Plano Municipal para a Integração de Migrantes e cofinanciamento do Fundo Asilo, Migração e Integração, no dia de abertura o programa arranca às 9h30 no Centro de Experimentação Artística, no Vale da Amoreira. No último dia, a partir das 15h00, há “Mu(N)Danças” com atuações musicais, gastronomia e artesanato, no Ginásio Atlético Clube, na Baixa da Banheira.

Segundo a autarquia, o objectivo deste festival é “impulsionar a construção de um concelho intercultural que valoriza a singularidade e a diversidade”, isto através de histórias, músicas e sabores que “permitem a partilha de heranças culturais”.

- PUB -

No dia 13, durante a manhã, o Centro de Experimentação Artística, Vale da Amoreira recebe a sessão abertura “InterCULTURAlidades”. Depois da intervenção do presidente da Câmara, Rui Garcia, e do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, estão previstas várias intervenções ligadas à cultura de inclusão.

 

Festival abre com as intervenções do presidente da Câmara e do Alto-comissário para as Migrações

- PUB -

 

O encerramento está marcado para as 12h15, depois de um espaço de debate e conclusões finais. Segue-se um almoço intercultural.

Da parte da tarde, estão programados Encontros Intergeracionais com a dinamização de actividades pelos participantes dos Projectos Escolhas com intervenção no território. Estes vão decorrer no Lar de Idosos e Centro de Dia Nossa Senhora da Boa Viagem, em Sarilhos Pequenos, e no Lar Pedro Rodrigues Costa – Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros.

Dia 14, a manhã é dedicada a actividades interculturais em escolas do concelho. De tarde a Biblioteca Municipal Bento Jesus Caraça, Moita, recebe a sessão “A Tua Voz” – Associação Mulheres Sem Fronteiras. No mesmo espaço vai decorrer a sessão de Informação “Lei da Nacionalidade” – Fundação Santa Rafaela Maria, dirigida a cidadãos Nacionais de Países Terceiros.

No sábado 16 de Novembro, a manhã do festival começa no Complexo Desportivo Municipal da Fonte da Prata, com várias modalidades desportivas e interculturais, que se prolongam para a parte da tarde.

O 2.º Festival “Um Só Mundo pela Tolerância” termina com actuações musicais, danças, gastronomia e artesanato.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -