20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaGefa entra em obras depois de 20 anos de abandono

Gefa entra em obras depois de 20 anos de abandono

A actual proprietária enviou à Câmara um pedido de reparação e reabilitação de muro de vedação, mas não adiantou outros pormenores. Antiga fábrica pode renascer como armazém de revenda

 

- PUB -

O edifício onde em tempos funcionou a fábrica Gefa do grupo Guston, em Alhos Vedros, está a ser alvo de requalificações, provavelmente para receber um armazém de revenda, segundo comentaram alguns populares a O SETUBALENSE no local. “Ainda não há certezas, mas parece que será outro armazém chinês”, comenta-se perante um cartaz com caracteres escritos em mandarim, afixado na fachada lateral.

Entretanto, a Câmara Municipal da Moita confirmou ao jornal que recebeu uma comunicação da actual proprietária, “para obras de reparação e reabilitação de muro de vedação”.

Sobre as obras a decorrer a autarquia esclarece também que, no momento, “não tem informação que determine com exactidão qual o uso que irá ser dado ao imóvel”, mas a intervenção também não está sujeita a controlo prévio, “por se ter realizado em domínio privado e não implicar alterações ao edifício existente, quer na forma quer no uso”, esclarece.

- PUB -

A fábrica do grupo Guston estava totalmente abandonada desde o início dos anos 2000. Nessa época já não operava ali o sector têxtil, que chegou a ser um dos principais empregadores das populações dos concelhos do Barreiro e da Moita mas, esporadicamente, o edifício era palco de eventos de música alternativa e chegou a receber exposições.

Perante o novo fôlego que aquela zona da vila de Alhos Vedros está a receber, para já apenas com as obras de recuperação do antigo edifício, a Câmara Municipal da Moita saúda “mais uma iniciativa privada de recuperação de imóveis que se encontram em estado de degradação”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -