27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaPessoas sem distância de segurança e lixo nas ruas levam Câmara da...

Pessoas sem distância de segurança e lixo nas ruas levam Câmara da Moita a apelar ao civismo

Convívio à porta de café, copos usados pelas ruas, garrafas vazias e piqueniques sem respeito pelas distâncias de segurança

 

- PUB -

O SETUBALENSE registou várias situações de desrespeito pelas medidas de segurança impostas no âmbito do Plano Municipal de Contingência à Covid-19, no concelho da Moita. Na passada semana, ainda com o estado de emergência em vigor, demasiadas pessoas reuniam-se à porta do Café Parque, na Rua Eduardo Mondelane, na Baixa da Banheira, e à porta do café Magic Ice, na Avenida Capitães de Abril, na mesma localidade. Pela rua ficavam espalhados copos de plásticos utilizados. Esta semana as situações continuam a repetir-se.

A Câmara Municipal afirma ter conhecimento sobre as mesmas e refere que os comportamentos denunciados por O SETUBALENSE, “têm também sido por diversas vezes reportados e suscitam, naturalmente, preocupação por significarem um risco acrescido para a saúde pública no quadro das medidas determinadas para o combate à epidemia de Covid-19, sendo matéria que deverá merecer particular atenção por parte das autoridades policiais”.

Quanto à acumulação de lixo nas referidas ruas, próximas ao Parque Municipal José Afonso, a Câmara recorda que desenvolve, diariamente, “uma intensa actividade no sentido de garantir as condições de higiene e salubridade no concelho”.

- PUB -

No entanto, destaca que, “os meios disponíveis, sendo condicionados pela situação que vivemos, obrigam a uma gestão rigorosa e, mais do que nunca, beneficiam da cooperação de todos para que, com uma atitude responsável, contribuam para o esforço de manter a salubridade do espaço público”.

Apesar do apelo ao civismo e à colaboração de toda a população na manutenção da limpeza do espaço a Câmara confirma “as situações assinaladas estão já referenciadas e algumas delas já resolvidas”, mas destaca “comportamentos repetidos por alguns munícipes, que dificultam a manutenção dos níveis ideais de limpeza”.

Primeiro domingo de ‘desconfinamento’ sem respeito por regras

- PUB -

No passado domingo o desconfinamento, levou dezenas de pessoas ao Parque Municipal José Afonso, uma área que durante o confinamento já concentrava mais munícipes que o recomendado na prática de desporto, como a O SETUBALENSE pode constatar por várias vezes. Mas agora o número de pessoas a fazer piqueniques é muito elevado e os encontros decorrem sem as devidas distâncias de segurança e sem uso de máscaras ou luvas.

Sobre estes ajuntamentos, o presidente da União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale de Amoreira diz que “é lamentável não se respeitarem as regras de regresso à normalidade, mas o parque é, de facto, um espaço de qualidade e amplo, sendo um dos poucos lugares do concelho onde as pessoas ainda podem retomar algum convívio devido à sua área alargada”.

Quanto ao lixo Nuno Cavaco é assertivo. “Todos temos o nosso papel neste combate à Covid-19 e no civismo que agora é esperado de todos. A Câmara tem metade dos seus funcionários ausentes e, por exemplo, os funcionários da União de Freguesias estão concentrados na ajuda à população, para responder a situações geradas pela Covid-19. É preciso haver respeito pelos espaços que são de todos”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -