Pároco da Moita apela a paz na comunidade através da união na família e na política

29
visualizações

Durante as celebrações religiosas em homenagem a Nossa Senhora da Boa Viagem que decorreram no Quintal da Igreja Paroquial da Moita, Sílvio Couto, padre responsável por esta paróquia, deixou um apelo para que a paz e a entreajuda sejam os valores mais vivenciados na comunidade em tempos marcados pela pandemia.

- Pub -

Uma paz que deseja ver entre as famílias, mas também no meio político, em prol do bem-estar de toda a população.

Uma cerimónia que decorreu com a presença de cerca 100 pessoas, mantendo o respeito pelas normas de distanciamento social e protecção individual impostas pela Direcção-Geral da Saúde.

Ao contrário da tradição centenária, que habitualmente deixa lugar a diferentes devoções, desde Nossa Senhora de Fátima ao Sagrado Coração de Jesus, este ano apenas a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da vila e dos seus pescadores, esteve disponível ao público, que fez questão de, mesmo em ano atípico, manter as suas tradicionais devoções.

Durante a tarde de domingo, a partir das 18h00, uma viatura da Bombeiros Voluntários do Concelho da Moita, transportou a imagem de Nossa Senhora Boa Viagem em procissão pelas ruas da vila, onde a população mais uma vez seguiu os conselhos que a autarquia, comissão de organizadora das Festas da Moita e a paróquia da Moita transmitiram em diversos momentos, quando as celebrações adaptadas estiveram em debate público: para que todos os momento fossem respeitados, sem quaisquer transtornos dadas as condicionantes actuais, devido à situação epidemiológica que o país enfrenta.
As dezenas de pessoas que esperaram a padroeira da vila no Cais da Moita, para assistir à benção das embarcações tradicionais, distribuíram-se ao logo das várias zonas de contenção assinaladas pela autarquia.

Na chegada ao cais a Senhora da Boa Viagem não foi retirada do carro andor e a tradicional benção das embarcações foi realizada à distância, embora vivida de forma muito emotiva por toda a população presente.

Hoje é noite de tradicional fogo-de-artifício

As Festas da Moita, este ano apelidadas de Celebrações em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, encerram hoje com um programa dedicado às embarcações tradicionais e direito ao tradicional fogo-de-artifício.

Pelas 8h00 é tempo de alvorada com o lançamento de morteiros e a partir das 16h00 são içadas “Velas ao vento no Cais da Moita”, num evento organizado pelo Centro Náutico Moitense.

O lançamento de fogo-de-artifício alusivo às comemorações da Festa da Moita 2020 decorrerá pelas 21h50, a partir de local não divulgado para evitar aglomerações na zona ribeirinha.

 

Comentários

- Pub -