25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaPároco da Moita apela a paz na comunidade através da união na...

Pároco da Moita apela a paz na comunidade através da união na família e na política

Durante as celebrações religiosas em homenagem a Nossa Senhora da Boa Viagem que decorreram no Quintal da Igreja Paroquial da Moita, Sílvio Couto, padre responsável por esta paróquia, deixou um apelo para que a paz e a entreajuda sejam os valores mais vivenciados na comunidade em tempos marcados pela pandemia.

- PUB -

Uma paz que deseja ver entre as famílias, mas também no meio político, em prol do bem-estar de toda a população.

Uma cerimónia que decorreu com a presença de cerca 100 pessoas, mantendo o respeito pelas normas de distanciamento social e protecção individual impostas pela Direcção-Geral da Saúde.

Ao contrário da tradição centenária, que habitualmente deixa lugar a diferentes devoções, desde Nossa Senhora de Fátima ao Sagrado Coração de Jesus, este ano apenas a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da vila e dos seus pescadores, esteve disponível ao público, que fez questão de, mesmo em ano atípico, manter as suas tradicionais devoções.

- PUB -

Durante a tarde de domingo, a partir das 18h00, uma viatura da Bombeiros Voluntários do Concelho da Moita, transportou a imagem de Nossa Senhora Boa Viagem em procissão pelas ruas da vila, onde a população mais uma vez seguiu os conselhos que a autarquia, comissão de organizadora das Festas da Moita e a paróquia da Moita transmitiram em diversos momentos, quando as celebrações adaptadas estiveram em debate público: para que todos os momento fossem respeitados, sem quaisquer transtornos dadas as condicionantes actuais, devido à situação epidemiológica que o país enfrenta.
As dezenas de pessoas que esperaram a padroeira da vila no Cais da Moita, para assistir à benção das embarcações tradicionais, distribuíram-se ao logo das várias zonas de contenção assinaladas pela autarquia.

Na chegada ao cais a Senhora da Boa Viagem não foi retirada do carro andor e a tradicional benção das embarcações foi realizada à distância, embora vivida de forma muito emotiva por toda a população presente.

Hoje é noite de tradicional fogo-de-artifício

- PUB -

As Festas da Moita, este ano apelidadas de Celebrações em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, encerram hoje com um programa dedicado às embarcações tradicionais e direito ao tradicional fogo-de-artifício.

Pelas 8h00 é tempo de alvorada com o lançamento de morteiros e a partir das 16h00 são içadas “Velas ao vento no Cais da Moita”, num evento organizado pelo Centro Náutico Moitense.

O lançamento de fogo-de-artifício alusivo às comemorações da Festa da Moita 2020 decorrerá pelas 21h50, a partir de local não divulgado para evitar aglomerações na zona ribeirinha.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -