1 Dezembro 2020, Terça-feira
- PUB -
Início Local Moita Junta de Alhos Vedros assinala centenário de Coreto

Junta de Alhos Vedros assinala centenário de Coreto

Comemorações arrancam em Outubro e estendem-se até final do ano

 

- PUB -

A Junta de Freguesia de Alhos Vedros, em parceria com a Associação Aliusvetus e a Câmara Municipal da Moita, está a ultimar os preparativos para as comemorações do centenário do Coreto localizado na Praça da República, onde terão lugar um conjunto de eventos entre os meses de Outubro e Dezembro.

Em declarações a O SETUBALENSE, a presidente Eli Rodrigues adiantou que, previamente, foi “necessário reunir com o Serviço Municipal de Protecção Civil, devido à situação pandémica, que nos forneceu todas as informações para que pudéssemos avançar com as actividades que farão parte do programa, respeitando todas as normas das autoridades de saúde”.

Na altura, revelou, o executivo “recebeu luz verde para poder avançar com os eventos”, mas ainda terá que aguardar o parecer da Direcção-Geral de Saúde (DGS). “Actualmente estamos a preparar um plano de contingência e iremos posteriormente aguardar pela decisão final daquela autoridade de saúde para que possamos assinalar este momento”, acrescentou.

- PUB -

Com efeito, até ao final deste ano, Alhos Vedros será palco de um conjunto de pequenas feiras e de alguns apontamentos musicais. As comemorações arrancam no feriado de 5 de Outubro, data em que se assinala a Implantação da República, com a cerimónia do hastear da bandeira ao som do hino nacional, que será tocado no local pela Banda Filarmónica da Moita, composta por cerca de 40 elementos e com dois anos de existência. “Queríamos que a banda tocasse em cima do coreto, o que não será possível para que sejam respeitadas as distâncias de segurança”, explicou.

Na mesma altura decorrerá o Mercado de Outono, sendo que no mês seguinte terá lugar a iniciativa “Olha a Boa da Castanha”, com a chegada da época dos habituais magustos. Já para Dezembro está previsto o tradicional Mercado de Natal com a instalação de um presépio no centro da freguesia e de alguns stands para dinamizar algum comércio da freguesia.

“A Junta já tinha pensado fazer estas actividades e a nossa proposta à Associação Aliusvetus foi a de ambos podermos organizar estas iniciativas”, realçou. “Estão a apoiar-nos e nós estamos a assegurar um apoio mais financeiro, com a associação a ficar responsável pela instalação das barraquinhas e da sua decoração, dividindo assim o trabalho”, frisou.

- PUB -

Requalificação teve lugar em 2017

Recorde-se que a última intervenção para requalificar aquele Coreto ocorreu em 2017, numa parceria entre a Junta de Freguesia e o município, com obras que rondaram os 17 mil euros. Nessa altura, foi possível “reabilitar a cúpula” e proceder a uma nova pintura daquele espaço que, em tempos, foi palco de várias actuações de bandas filarmónicas, caso da Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrense – “A Velhinha”.

No entanto, o elemento só viria a ser construído após a colectividade ter se instalado na sede actual, em resultado da vontade de uma massa popular, que se uniu para tornar realidade a criação daquele espaço.

- PUB -

Mais populares

St. Peter’s: Investimento de 4,6 milhões abre a porta a mais de 200 alunos

Novo edifício projectado para Setembro de 2021 permitirá também ao colégio ter alunos em regime de internato Nas actuais instalações, na Volta da Pedra, Palmela,...

Denúncia de alegada fraude fiscal de Paulo Rodrigues seguiu para as Finanças

Em causa as comissões recebidas pelo agora presidente do Vitória quando era empresário.   O SETUBALENSE teve acesso à documentação remetida esta semana por um sócio...

Ginjal promete dar mais élan a Cacilhas e fazer ‘inveja’ à margem norte

Uma nova cidade vai nascer na beira Tejo de Almada com espaços para promover o turismo, promoção cultural e zona habitacional A proposta relativa ao...
- PUB -