20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaAulas presenciais na Universidade Sénior da Moita só em 2021

Aulas presenciais na Universidade Sénior da Moita só em 2021

Professores e alunos reuniram no Pavilhão Municipal de Exposições

 

- PUB -

O presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, e a vereadora que tutela o pelouro dos Assuntos Sociais, Vivina Nunes, deram início no final da última semana, a um ciclo de reuniões com os professores e alunos do Projecto Municipal UniSeM – Universidade Sénior da Moita, no Pavilhão Municipal de Exposições, para apresentarem e recolherem contributos para “o funcionamento do ano lectivo 2020/21”, que só deverá regressar ao modelo de aulas presenciais a partir do próximo ano.

Recorde-se que em Março, altura em que o projecto completava uma década de existência, a “dinâmica lectiva e as comemorações do aniversário da UniSeM foram interrompidas pelo estado de emergência, decretado a nível nacional, para prevenção e controlo da infecção do coronavírus (Covid-19)”, situação que levou à “criação de formas alternativas de comunicação regular com os alunos e professores através de email, SMS, contactos telefónicos e redes sociais”.

A autarquia recorda que na página de facebook do grupo UniSeM, foram entretanto disponibilizadas publicações, em colaborações com os professores, tendo se destacado propostas relacionadas com as comemorações do 25 de Abril e “a disponibilização semanal de aulas de ginástica adequada à faixa etária sénior e gravada em casa dos técnicos”, com o lema #FIQUEEMCASAMASNÃOFIQUESÓ.

- PUB -

Para reforçar as medidas de apoio e de protecção aos alunos, as inscrições para o presente ano lectivo “foram consideradas por renovação automática para todos os alunos integrados no ano transacto”, revelou o município, tendo assegurado que são 374 os alunos que presentemente têm as matrículas garantidas. “Aliada à renovação das matrículas ficou também garantida para todos esses alunos a quota anual no valor de 10 euros, que inclui o seguro escolar, despesas de inscrição e cartão de aluno para as renovações das inscrições”, acrescenta a câmara.

“Novas formas de manter a proximidade”

Apesar do adiamento da abertura do ano lectivo e de acordo com a autarquia moitense, o Núcleo de Gestão da UniSeM considera “importante continuar a planear o futuro e a reorganizar a actividade para que o ano lectivo 2020/21 ainda seja possível na vertente presencial, ajustada às condições de segurança”.

A vereadora e o presidente Rui Garcia, explicaram que “até 31 de Dezembro, face à evolução da pandemia e por questões de segurança de professores e alunos, não será possível a realização das aulas presenciais”. O autarca sublinhou que a partir de agora “não pode ser como sempre foi, mas não pode deixar de ser”, tendo lançado o desafio aos professores para que, em conjunto, desenvolvam “novas formas de manter a proximidade entre as pessoas, com propostas de actividades com recurso à vertente digital” e que estarão disponíveis online para todos, na página oficial de facebook da UniSeM.

- PUB -

A partir de Janeiro e consoante o evoluir da pandemia, a autarquia considera que “poderá haver um regresso gradual à vertente presencial, numa primeira fase, com a dinamização de seminários temáticos”, que serão desenvolvidos pelos docentes desta universidade.
No primeiro encontro, teve lugar um apontamento musical por Mário Fortuna, professor de Guitarra, Cavaquinhos e Bandolim.

UNISEM – Alunos aprendem em diversos espaços municipais

Recorde-se que o funcionamento da UniSeM conta com a colaboração de professores e formadores em regime de voluntariado, com uma equipa técnica e vários equipamentos e serviços municipais afectos àquela câmara. A Universidade Sénior conta ainda com a participação activa de um conjunto de parceiros que “cedem as suas instalações, possibilitando aos alunos usufruir das aulas gratuitamente e próximo da sua área de residência”.

As aulas costumam ser ministradas em diversos equipamentos, nomeadamente, em Bibliotecas Municipais, no Pavilhão Desportivo Municipal, Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira, e na divisão de Assuntos Sociais da autarquia, bem como no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na sala de formação do Pavilhão Municipal de Exposições e na FAVO.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -