26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaSocialistas visitam Centro de Saúde e obras da nova Unidade de Saúde...

Socialistas visitam Centro de Saúde e obras da nova Unidade de Saúde Familiar

Candidatos a médicos de família no concelho já são superiores ao número de vagas

 

- PUB -

Os deputados do PS eleitos por Setúbal, visitaram na última segunda-feira o Centro de Saúde do Vale da Amoreira, no concelho da Moita, onde tiveram a oportunidade de reunir com Miguel Lemos, director executivo do ACES do Arco Ribeirinho e com vários profissionais de saúde, tendo se seguido uma passagem pela futura Unidade de Saúde Familiar (USF) da Baixa da Banheira, onde os trabalhos de construção daquele equipamento continuam a decorrer a bom ritmo, estando prevista a sua conclusão em Julho de 2021, altura em que será desactivado o centro existente no edifício da Estrada Nacional.

Em declarações a O SETUBALENSE, Eurídice Pereira, coordenadora regional daqueles parlamentares, afirmou que “com esta visita exterior completámos a ronda pelos cuidados primários de saúde no concelho, depois de termos visitado anteriormente esta obra na freguesia da Baixa da Banheira e o Centro de Saúde da Moita, para podermos ter uma panorâmica geral do ACES do Arco Ribeirinho”.

A deputada considera que “ainda não está tudo resolvido nesta área, dado que ainda faltam muitos médicos de família, havendo, no entanto, o dado positivo de que pela primeira vez desde há muitos anos, o número de candidatos foi superior ao número de vagas”.

- PUB -

No caso do equipamento de saúde do Vale da Amoreira “registámos ainda que têm hoje mais 20 assistentes operacionais, que reforçaram recentemente aquele serviço, estando prevista a entrada de mais duas pessoas, para além de em breve serem reforçados os assistentes técnicos, tendo sido possível estarmos com a equipa de enfermagem e a equipa médica”, referiu.

“Este ACES Arco Ribeirinho lida actualmente com cerca de 250 mil utentes e, neste momento, existem 48 mil pessoas sem médico de família”, informou. Apesar de se tratar de um número significativo, Eurídice Pereira lembra que em 2016, aquando da entrada em funções de Miguel Lemos neste Agrupamento de Centros de Saúde, existia “a falta de cerca de 70 mil médicos de família, pelo que houve um salto qualitativo ao longo destes cerca de quatro anos”, frisou.

Com a entrada em funcionamento da nova USF da Baixa da Banheira, sublinha, este “será um marco particularmente importante para a freguesia, porque não terá só um edifício novo, mas um espaço com uma resposta mais valorada que as existentes num centro de saúde e desse ponto de vista há aqui um ganho muito substancial”, destaca.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -