26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaGestão de resíduos: Aprovadas moções contra duplicação do valor cobrado

Gestão de resíduos: Aprovadas moções contra duplicação do valor cobrado

Documento dos vereadores da CDU foi o único a reunir consenso dos restantes eleitos

 

- PUB -

A Câmara da Moita aprovou por maioria em reunião pública realizada na última semana, a moção “Contra a duplicação do valor da Taxa de Gestão de Resíduos”, apresentada pelo vereador do PSD, Luís Nascimento, que teve os votos contra dos vereadores do PS e a abstenção do autarca Joaquim Raminhos (Bloco de Esquerda). O documento surgiu na sequência do eventual aumento, a partir de Janeiro de 2021, do valor cobrado aos municípios e, por isso, aos respectivos munícipes de 11 para 22 euros.

O documento refere que a decisão é “ilegal, inoportuna e desproporcionada”, na medida em que a Associação Nacional de Municípios Portugueses “não foi consultada”, quando “a sua audição é legalmente obrigatória”. Sublinha ainda que “os cidadãos e as empresas já estão penalizados pelo acréscimo das despesas decorrentes da actual pandemia”, alegando que “serão ainda mais sobrecarregados, num contexto de grave crise social e económica, sem precedentes, caracterizado pelo aumento substancial do desemprego”.

“É desproporcionada porque só um Governo desorientado, tanto nas medidas a adoptar, como nas metas a atingir, designadamente perante a União Europeia, por ausência de políticas eficazes e consequentes, decide aumentar para o dobro a TGR”, pode ler-se no mesmo documento.

- PUB -

Durante aquela sessão, também os eleitos da CDU viram aprovada a moção “Sobre o aumento da TGR e a sustentabilidade do sector dos resíduos”. Na altura, o presidente da autarquia, Rui Garcia, afirmou que “este é um imposto escondido” e não uma taxa. “Se já era um valor exorbitante, transforma-se agora num valor em que vamos ficar a pagar só de TGR, e caso venha a se concretizar, quase tanto como o que pagamos da tarifa efectiva do serviço prestado”.

No documento apresentado pelos eleitos comunistas, a vereação reclama a “urgente clarificação da estratégia nacional para os resíduos urbanos, exigindo uma política de financiamento que permita aliviar a pressão tarifária que se irá verificar a nível dos municípios e, consequentemente, das populações”.

Sustentabilidade económica e financeira da Amarsul

Exigem ainda que se mantenham e reforcem as receitas extra-tarifárias, decorrentes da venda dos recicláveis e da energia, recusando o referido aumento e tendo salientado “a necessidade de este instrumento ser reanalisado num contexto de uma nova política sectorial adequada”.

- PUB -

Nesta segunda moção, aprovada por unanimidade, os vereadores comunistas apelam à resolução do “gravíssimo problema de sustentabilidade económica e financeira da Amarsul”, que consideram ser um “factor essencial para que esta empresa possa cumprir e desenvolver o plano de investimentos, necessário ao cumprimento das metas ambientais nacionais e comunitárias”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -