27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaRui Garcia reclama cumprimento de acordo para remover amianto nas escolas

Rui Garcia reclama cumprimento de acordo para remover amianto nas escolas

Autarca moitense diz-se “surpreso e desagradado” com situação

 

- PUB -

O presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, comunicou na última semana, aos ministros da Educação e da Coesão Social, bem como à presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) de Lisboa, Teresa Almeida, a sua “surpresa e desagrado” pela alteração dos pressupostos, quanto às regras de financiamento do acordo de colaboração a celebrar com o Ministério da Educação, com vista à remoção de materiais de construção com amianto nas escolas do concelho.

O município afirma que “quer honrar o compromisso que assumiu de participar neste processo, atendendo à importância de resolver em definitivo o problema da presença de amianto” nos estabelecimentos de ensino, no entanto, afirma que tal “tem de ser recíproco”.

“A palavra do Governo anunciando o financiamento a 100% das empreitadas deve ser respeitada”, lembra o autarca, que apela assim à actual governação e à CCDR para que “revejam a sua posição” e que as condições do acordo se mantenham como previamente anunciadas. Recorde-se que a remoção de matérias de construção com amianto no concelho inclui as Escolas Básicas de 2º e 3º ciclos D. João I, D. Pedro II, Fragata do Tejo, Vale da Amoreira, José Afonso, Mouzinho da Silveira e a Escola Secundária da Baixa da Banheira, no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020.

- PUB -

A autarquia salienta que nestas escolas, por serem responsabilidade do Ministério da Educação, a participação daquela câmara e a assinatura do acordo de colaboração “foi condicionada ao financiamento a 100 por cento das empreitadas” que, ao que tudo indica, deverão arrancar durante o período de férias escolares do próximo Verão.

A câmara adianta que no quadro das competências atribuídas às autarquias no âmbito do ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico público, o município “tem vindo, ao longo dos anos, a investir na requalificação e modernização dos estabelecimentos de ensino” e que tem procedido de forma gradual à remoção de “todas as coberturas de fibrocimento nas escolas da sua responsabilidade”.

Concelhia do PCP: “Estamos perante publicidade enganosa”

- PUB -

No âmbito da tomada de posição do presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, na última sexta-feira, a Comissão Concelhia do PCP emitiu um comunicado onde refere que “a evolução deste processo veio a evidenciar que estamos afinal perante um caso de publicidade enganosa”.

Para os comunistas, o anunciado financiamento a 100 por cento “não é afinal verdadeiro”, considerando que a “alteração recente às condições”, torna agora “mais claro que do lado dos municípios ficam também responsabilidades financeiras, além de todas as responsabilidades de preparação e gestão dos concursos públicos, da gestão dos processos de obra e respectiva segurança”, defendendo que esta situação irá consumir recursos humanos e financeiros que as autarquias “teriam já alocadas às suas tarefas”, criticam.

Defendem ainda que desta forma “o Governo desresponsabiliza-se mais uma vez do cumprimento das suas obrigações” e de deixar “o parque escolar do 2º e 3º ciclo do concelho da Moita num estado lastimável”.

A Concelhia do PCP acrescenta que “as obras de remoção e substituição de amianto nas escolas são urgentes e necessárias para garantir que a escola pública é um lugar mais seguro e com melhores condições de aprendizagem”, pelo que os eleitos da CDU, “na continuidade daquele que vem sendo o seu trabalho constante de melhoria das escolas do 1º ciclo, que estão sob sua responsabilidade, mantêm a sua disponibilidade de tudo fazer para garantir a retirada do amianto de todas as escolas”, desde que o actual Governo assuma “um quadro financeiro claro e de respeito pelas autarquias”, destacam.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -