26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaNovo centro de saúde da Baixa da Banheira será baptizado com nome...

Novo centro de saúde da Baixa da Banheira será baptizado com nome do médico Raul Coelho

Proposta popular recebeu luz verde da ARS de Lisboa e Vale do Tejo

 

- PUB -

A Comissão de Utentes de Saúde da Baixa da Banheira (CUSBB) anunciou ontem que o novo centro de saúde, em construção na zona sul da freguesia, será baptizado com o nome do médico Raul Coelho, falecido no final de Janeiro de 2018, que ao longo da sua vida “serviu a comunidade e esteve sempre na primeira linha de acção por causas sociais”, frisou.

A notícia foi inicialmente veiculada no início desta semana, pelo presidente da União de Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, Nuno Cavaco, que acompanhou a proposta, entretanto aceite pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT), tendo recordado nas redes sociais que “esta construção resultou de uma luta de dezenas de anos contra muitos que estiveram e estão contra o desenvolvimento desta terra”, destaca.

A atribuição do nome do ex-presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros (SCMAV) à nova Unidade de Saúde Familiar, surgiu inicialmente “por proposta da população”, tendo o autarca salientado que o equipamento será “mais um símbolo da força dos banheirenses” e “daqueles que não vergam e não desistem”, que “trabalham e acreditam que é possível construir um mundo melhor”, sublinhou.

- PUB -
O novo equipamento vai chamar-se
Centro de Saúde Dr. Raul Coelheira, 

A CUSBB, que desde o início manifestou a sua concordância com a escolha, realça que esta é também “uma homenagem a um homem que serviu a comunidade de forma ética e integra e, através dele e do seu exemplo de vida, uma homenagem aos muitos homens e mulheres que lutaram para que este Centro de Saúde fosse uma realidade”, nunca desistindo ou abdicado de um sonho há muito desejado pelos habitantes da freguesia.

“Raul Coelho foi um homem de causas, foi um homem de sonho, foi um homem que serviu a saúde pública, que na sua actividade deu um carinho especial aos mais pobres e desprotegidos”, acrescenta a comissão, que defende que o mesmo deve ser “um exemplo para futuras gerações, um exemplo de profissional, um exemplo de homem”, que sempre se baseou em valores como a ética e o humanismo.

Recorde-se que Raul Coelho nasceu em Paranhos da Beira, em Seia, a 13 de Abril de 1931, tendo terminado a sua licenciatura em Medicina e Cirurgia em Julho de 1960, pela Faculdade de Medicina de Lisboa – Hospital Escolar de Santa Maria. O médico iniciou a sua actividade no Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, localidade do concelho da Moita onde residia, tendo desenvolvido a sua actividade, também com consultório próprio, até aos seus últimos dias de vida.

- PUB -

Há 20 anos foi igualmente distinguido pela Câmara da Moita, com a Medalha de Ouro do Município pelos serviços prestados àquela comunidade, tendo sido presidente da Comissão Executiva das Comemorações do 5º Centenário da Fundação da SCMAV.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -