29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoAeroporto na Base Aérea n.º 6 do Montijo é a única ‘opção...

Aeroporto na Base Aérea n.º 6 do Montijo é a única ‘opção viável’

Sintra e Alverca são possibilidades descartadas num estudo realizado pela Eurocontrol, que terá sido ontem mesmo apresentado ao Governo

Montijo é a localização apontada como a única “opção tecnicamente viável” que poderá assegurar a complementaridade ao crescimento do tráfego na Portela, segundo um estudo realizado pelos controladores aéreos europeus. A notícia avançada pelo jornal Diário de Notícias (DN), revela que este estudo, da autoria da Eurocontrol, terá sido, ontem, 20, apresentado ao Governo e outras entidades, como Força Aérea, ANA e NAV.

- PUB -

A conclusão é peremptória: a Base Aérea n.º 6 (BA6) do Montijo é defendida, contrariamente às eventuais localizações em Sintra e Alverca, como única “opção tecnicamente viável” para solucionar o aumento do tráfego aéreo “em segurança e operação em simultâneo” com o aeroporto de Lisboa, considera a Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol), segundo o DN.

O periódico adianta ainda que, de acordo com referido estudo, a localização na BA6 poderá assegurar a movimentação de 72 aeronaves por hora e acrescenta uma previsão de crescimento de tráfego aéreo em 2030 de 18% para a Portela e de 15% para o Montijo.

Recorde-se que o ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, veio admitir que as obras poderiam estar no terreno, tendo em vista a concretização da solução Portela + 1, no Montijo dentro de pouco mais de dois anos, ou seja em 2019.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -