25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoSecundária Jorge Peixinho também educa com Riscas

Secundária Jorge Peixinho também educa com Riscas [VÍDEO]

História do felpudo é exemplo a seguir. Foi adoptado e já é a mascote da comunidade escolar. É o chefe de uma tribo de sete e dá a cara por uma campanha de recolha de alimentos

Não é maltês, não toca piano nem tão-pouco fala francês. É português, tem pinta de artista – a partir de hoje rebola-se a outro nível, mais elevado, de estrelato – e mia, como um sabidão assobia, para as meninas de quando em vez.

- PUB -

O bicho, todo ele é estilo, tem olhos verdes sedutores, um corpinho já menos Danone, um pouco roliço, repolhudo até, para que possa candidatar-se a um concurso de beleza de magricelas (mas ele quer lá saber disso…o que importa é afiar o serrote quando a bandulho começa a dar horas), e, quando a ocasião o impõe, apresenta-se com uma pose de verdadeiro chefe de Estado, de orelhão em pé e todo esticado.

Pudera, saiu-lhe a sorte grande sem jogar. Vive como um lorde. Comidinha a tempo e horas, sem ter de cozinhar, e um palácio do melhor equipado, com espaço de sobra para afiar as unhacas, corredores e salas sem fim, para calcorrear, ginásio (recém-inaugurado) onde, certamente, ainda não foi cheirar – porque a vida do comer-deitar é só para quem sabe aproveitar –, e até uma vista de rei sobre a cidade, sempre que trepa ao último piso para se espreguiçar ou desenfadar.

O felpudo sofisticado não deixa, porém, de imitar a tendência da moda de Mark Zuckerberg, CEO do Facebook – rede social a que aderiu recentemente –, já que usa todos os dias da semana a mesma farpela de tons cinza e listados. Não custa, pois, adivinhar que foi a partir daí que adveio a ideia do nome atribuído a esta “eminência parda” da Escola Secundária Jorge Peixinho.

- PUB -

O Riscas é o mais recente membro desta comunidade escolar. Foi adoptado e rapidamente deu a volta à cabecinha de todos, delas e deles, de alunos e de funcionários, de professores e directores. É um miau, como se costuma dizer aos pequenotes que mal largaram as fraldas. Mas um miau de charme refinado e fino como o papel de seda.

O espertalhão do gato, para caloiro, faz mais do que jus ao “apelido”, já risca no burgo como gente grande. Basta-lhe uma sacudidela de cauda ou um franzir de bigodes e é vê-las e vê-los a derreterem-se às patas do “menino”. Sabe-a toda, é o que é! Sabe tanto que até faz as poses mais ternurentas que se possam imaginar, para aparecer nas redes sociais e alargar a legião de fãs.

“DDT” para meninas da secretaria e professoras

- PUB -

“Ele é o DDT – Dono Disto Tudo”, dizem as meninas da secretaria da escola, Maria de Lurdes Ribeiro, Raquel Catarino e Helena Marques, sem mostrarem grande espanto pela notoriedade do bichano ter encontrado eco no DIÁRIO DA REGIÃO. Há muito que lhe tiraram a pinta, até porque foram as primeiras a suportar o custo da alimentação do miau que as levou no bico com manha e ternura. “Começou a aparecer por aqui todos os dias e foi-se instalando. E foi sempre dando a mão, muito meigo. Vinha todos os dias”, contam, depois de terem caído na “cantiga do bandido”.

Surgiu na escola em Julho do ano passado. Seduziu, seduziu, seduziu… até ser acolhido, vacinado e esterilizado. Passou rapidamente a figura principal e, hoje em dia, é o chefe de uma tribo de sete miaus que foram adoptados pela escola e para os quais os alunos do 8.º E angariaram verbas para a compra de “duas casotas impermeabilizadas e mantinhas”, onde a bicheza pernoita. A excepção só podia ser o Riscas. “É tão esperto que, à noite, as senhoras querem fechar a escola e ele esconde-se para ficar cá dentro.”

Mas, afinal, onde é que anda o Riscas? Tinha saído há pouco da secretaria. A professora Sónia Santos, que serviu de cicerone à visita do DIÁRIO DA REGIÃO, de gabinete em gabinete, nem precisou de pensar muito. “Ele anda sempre atrás da professora Laurinda”, disse e… acertou. O felpudo repolhudo lá estava de gabinete, juntamente com outras docentes. Mas estava ocupado. Assistia a uma reunião de trabalho. “Ele está aqui, mas é só um minuto… estamos a terminar”, confirmou a professora Laurinda.

Fez-se então um compasso de espera. A ocasião, entretanto, até mereceu honras de recepção da directora do estabelecimento de ensino, Maria João Serra, outra das madrinhas do Riscas. Finalmente, lá veio ao colo da professora Laurinda, para a realização de um vídeo promocional e de umas fotos de grupo, para a posteridade.

“Foi entrando na escola e… apoderou-se da escola. É a nossa mascote”, admitiu Maria João Serra, salientando as preferências da “eminência parda”: “Adora ir às aulas de desenho e também às de educação especial. É muito sociável. Agora vai ter é de fazer dieta.”

Já figura no Instagram e tem página no Facebook. Em curso está a criação de um clube com o objectivo de angariar alimentação para o Riscas & Companhia, junto de alunos, encarregados de educação e comunidade em geral. “Para mantermos uma despensa, nos meses em que não temos cá alunos, para os alimentarmos”, explicaram Sónia Santos, Filipa e Laurinda, algumas das madrinhas do peludo barrigudo, acompanhadas pelas professoras Conceição Pequito, Maria José Caetano, Armanda Marquez e Fátima Moreira.

O Riscas significa mais do que uma mascote. A história de vida do “DDT”, num distrito que foi identificado como o primeiro do País em que se registaram mais maus-tratos a animais em 2016, é um sinal de educação, de esperança. “É uma tentativa de humanizar a escola e sensibilizar para a questão do abandono de animais”, concluiu Maria João Serra.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -