19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoLaboratório de Aprendizagem nasce no Centro Cívico do Esteval

Laboratório de Aprendizagem nasce no Centro Cívico do Esteval

Câmara aposta em novo projecto na área da educação. Modelo inovador de sala de aula é inaugurado no próximo dia 12 e será dinamizado pelos docentes das escolas do município

- PUB -

A Câmara Municipal do Montijo vai inaugurar, no próximo dia 12, pelas 14h30, no Centro Cívico do Esteval, um novo projecto educativo. Trata-se do Laboratório de Aprendizagem do Montijo que, segundo a autarquia, assenta num “modelo holístico e inovador da sala de aula” a ser dinamizado pelos professores das escolas do município.

“Com recurso a meios tecnológicos inovadores e de qualidade, o Laboratório de Aprendizagem oferece um ambiente educativo pedagogicamente aliciante, permitindo estabelecer a ponte entre o quotidiano dos alunos e as práticas educativas, com o objectivo de mobilizar conhecimentos e promover o desenvolvimento de competências essenciais à vida profissional e pessoal dos jovens”, explica a edilidade.

O novo espaço contemplará “cinco zonas, de acordo com o modelo da Future Classroom Lab da European Schoolnet, situada em Bruxelas”, salienta o município, adiantando que, após a inauguração, o Laboratório de Aprendizagem “ficará disponível para as escolas dos vários níveis de ensino do município, mediante marcação prévia, para dinamização de aulas e outras iniciativas com os alunos”. O equipamento será também utilizado pela Câmara “para promover semanas temáticas” ou até mesmo usado “para dinamização de actividades com as famílias e a comunidade, em articulação com as Associações de Pais e Encarregados de Educação”.

- PUB -

As zonas que integram o espaço são: Zona Apresentar (de apresentação do problema inicial bem como do resultado obtido após o trabalho sobre o mesmo); Zona Investigar (onde será feita a investigação necessária para a resolução do problema proposto); e Zona Criar (onde será possível criar uma apresentação dos resultados obtidos, nomeadamente recorrendo à edição de vídeo e a diverso equipamento multimédia). A estas juntam-se ainda a Zona Interagir (onde poderá ser feita investigação e criação do produto final a apresentar; poderão ainda ser feitos inquéritos de resposta automática, quer para a modalidade de ‘brainstorming’ quer para responder a perguntas de opinião ou a pequenos inquéritos de avaliação da actividade) e a Zona Desenvolver (onde os alunos podem fazer pesquisas e reuniões de grupo para discussão de estratégias de abordagem ao problema ou de comunicação dos resultados).

Integrado no Projecto CRIA

O Laboratório de Aprendizagem do Montijo, explica ainda a autarquia, “é uma das sete actividades integradas no Projecto CRIA – Centro de Recursos para a Infância e Adolescência, que a Câmara Municipal do Montijo candidatou com sucesso ao POR Lisboa 2020 (medida 10.1, tipologia de operação 66.01 – Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar)”.

- PUB -

As referidas actividades “convergem com o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Educativo” e visam “minimizar as assimetrias territoriais, sócio-económicas e culturais do município”. Outro objectivo é o de promover a igualdade de oportunidades aos alunos, mediante “acções de diagnóstico precoce e apoio multidisciplinar e de promoção do conhecimento científico, tecnológico e empreendedor, envolvendo as famílias na escola e contribuindo para práticas colaborativas e pedagogias diferenciadas e inovadoras”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -