26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoQualidade do ar no Bairro do Mouco 'é boa e recomenda-se'

Qualidade do ar no Bairro do Mouco ‘é boa e recomenda-se’

Câmara revela avaliação técnica que concluiu inexistência de partículas de amianto em escola. Relatório de empresa especializada garante ambiente saudável e seguro para alunos e moradores nas imediações. Autarquia acusa oposição de ser irresponsável e alarmista

- PUB -

A Câmara do Montijo anunciou a inexistência de partículas de amianto em suspensão no ar na Escola Básica e Pré-Escolar Joaquim de Almeida, junto à antiga fábrica Infal, no Bairro do Mouco. A conclusão consta de um relatório final de avaliação da qualidade do ar, efectuada por uma empresa especializada, que a autarquia recebeu no passado dia 28.

“Nesse relatório final, elaborado por uma empresa especializada na qualidade do ar em ambiente de trabalho, destaca-se o facto da inexistência de partículas de amianto em suspensão no ar, em qualquer das salas de aula da escola e do pré-escolar e, com isso, a garantia de um ambiente saudável e seguro para todos aqueles que vivem na escola”, revela o Gabinete da Presidência, em nota de Imprensa.

O assunto havia sido levantado pelos vereadores da oposição (CDU e PSD) em reunião de câmara, sobretudo pelo comunista Carlos Jorge de Almeida que, salientando o estado de degradação a que chegou a antiga e desactivada fábrica da Infal, alertava então para perigos emergentes que colocariam em risco as populações nas imediações. A possibilidade de existência de partículas de amianto na zona foi um dos pontos aflorados pela oposição, cenário que agora acaba por ser contrariado pela avaliação realizada à qualidade do ar.

- PUB -

“Não foi assim verificado laboratorialmente o alarme levantado nos órgãos municipais e na comunicação social pelos partidos da oposição que, a pretexto das coberturas de fibrocimento da antiga fábrica Infal, declararam publicamente consequências sobre a saúde e a segurança das populações”, sublinha a edilidade, condenando de seguida a actuação da oposição.

“O relatório final da avaliação da qualidade do ar na escola demonstra claramente que as declarações políticas da oposição foram irresponsáveis e alarmistas”, considera a autarquia, acrescentando a concluir que a conclusão da avaliação vertida no referido relatório “garante a todos os alunos e moradores do Bairro do Mouco qualidade de vida e condições seguras de saúde pública”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -