27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoMorta à martelada enquanto dormia - toda a história de um crime...

Morta à martelada enquanto dormia – toda a história de um crime macabro

Amélia Fialho foi morta à martelada na cabeça quando dormia profundamente. Tinha sido drogada pela filha adoptiva, Diana Fialho, 23 anos, e pelo genro, Iuri Mata, 27, com comprimidos que o casal desfez e misturou na bebida da vítima, durante o jantar do passado dia 1, na casa onde coabitavam, no Montijo.

- PUB -

“Terá ficado meia zonza, sonolenta, sem saber o que lhe estava a acontecer, acabando por se ir deitar. Encontrava-se a dormir profundamente quando foi agredida várias vezes na cabeça com um martelo. A nossa convicção é que a senhora morreu em casa”, disse fonte da Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal a o SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO.

Depois livraram-se do corpo, que colocaram na bagageira do carro. Compraram gasolina numa estação de abastecimento, dirigiram-se a Pegões, onde depositaram o cadáver, regando-o com o combustível e incendiando-o. “O estado em que ficou o corpo, completamente carbonizado, nem deixava perceber se era homem ou mulher”, revelou a mesma fonte. Nem todas as partes do corpo estavam juntas, quando este foi encontrado pela PJ na noite do passado dia 5. Mas, o corpo não foi desmembrado. “Estava uma perna separada do resto do corpo, mas devido à reacção deste ao incêndio e à posição de como foi deixado num terreno com um declive, que motivou que resvalasse”, explicou.

PJ encontrou documentos da mãe escondidos

- PUB -

O casal tentou apagar todos os vestígios de forma a afastar quaisquer suspeitas. Desfizeram-se do martelo utilizado no crime e do telemóvel de Amélia Fialho, lançando-os da Ponte Vasco da Gama ao rio Tejo. “Mas ficaram com os documentos da vítima, esconderam-nos, porém, foram recuperados pela PJ”, confirmou a mesma fonte policial.

Além disso, lavaram a casa e o carro com lixívia. “Mas, os hemáticos [vestígios de sangue] foram detectados” na bagageira do veículo, “em alguma quantidade”, e também “em casa”, na sequência das buscas realizadas pela PJ no dia 6. Também as imagens captadas em câmaras de vigilância na estação de combustível e a monitorização dos telemóveis do casal deram conta à PJ dos locais por onde os dois passaram.

A polícia conseguiu também apurar que Diana e Iuri “realizaram pesquisas na Internet para encontrarem a forma de matar a senhora, como por exemplo onde ficava uma estrada de terra batida, Pegões, ou uma quinta isolada, tal como se pode procurar qual o medicamento que adormece as pessoas”. Diana e Iuri “pensaram que conseguiam cometer um crime perfeito”, mas enganaram-se. Acabaram detidos na madrugada de dia 7 e ficaram em prisão preventiva depois de terem sido presentes a tribunal, no Montijo.

- PUB -

Herança e desavenças foram móbil do crime

Diana Fialho era herdeira única de Amélia Fialho e pretenderia apropriar-se de tudo. Esta terá sido a principal motivação que levou a filha adoptiva, em conjunto com o seu marido, a planear a morte da mãe, que possuía bens imóveis: o duplex onde coabitavam e um andar, alugado, em Montijo, e uma casa na Galiza, Espanha, além de dois carros. Outra das razões, segundo a PJ, terá sido a relação turbulenta e as frequentes desavenças com a vítima. De resto, as autoridades terão mesmo registo da existência de uma queixa de agressões da filha à mãe efectuada em 2014.

Adoptada aos 9 anos

Ao contrário do que tem sido veiculado em alguma Comunicação Social, Diana Fialho foi adoptada por Amélia aos nove anos de idade e não aos cinco. Esteve até aos 18 anos a viver na casa da vítima, de onde saiu para ir viver com a mãe de Iuri Mata, então seu namorado. Os dois viriam a mudar-se depois para casa da avó do jovem, que tinha poucas posses. Amélia viria a aceitar há cerca de dois anos o regresso de Diana a casa, apesar de a filha ter imposto como condição que a mãe acolhesse também Iuri, com quem viria a casar a 14 de Julho último.

Diana tinha ascendente sobre Iuri… ambos confessaram crime

Face às evidências dos factos da investigação recolhida, Diana e Iuri sentiram que não tinham outra alternativa e confessaram. “O crime foi praticado em co-autoria, houve uma decisão conjunta, um plano conjunto e uma execução conjunta. Ambos agrediram a vítima com o martelo”, disse fonte da PJ de Setúbal. “Nota-se muito claramente que ela tem de facto um ascendente sobre ele e que na execução do crime foi preponderante, foi-lhe dando indicações, foi-lhe mandando fazer, foi lembrando-se de coisas que ele não se lembrou”, reforçou.

Os passos de Diana para encobrir o crime

O SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO foi o primeiro órgão de Comunicação Social a noticiar o desaparecimento de Amélia Fialho e a contactar com a filha adoptiva, cuja estratégia para afastar suspeitas do crime praticado foi iniciada no facebook dois dias após o homicídio.

DIA 3, Diana apresentou participação formal na PSP do Montijo sobre o desaparecimento da mãe. Publicou, pelas 23h29, o apelo no facebook a dar conta desse desaparecimento.

DIA 4, pela manhã, respondeu a o SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO, através de mensagem pela rede social, sobre alguns dados da mãe (idade, altura, cor do cabelo). Mas foi incapaz de lembrar a roupa que a mãe teria vestida na noite em que desapareceu. “O problema é esse, nós não vimos o que ela tinha vestido, estávamos a preparar-nos para irmos sair também e quando demos conta a porta da rua já tinha batido e ela saído”, disse. À tarde desse mesmo dia enviou nova mensagem: “Se souberem de algo avisem-nos por favor.”

DIA 5, pelas 19h46, Diana partilhou no facebook a notícia do desaparecimento da mãe que fora publicada no site do DIÁRIO DA REGIÃO pelas 15h36 e que também integrava a edição em papel de O SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO desse mesmo dia.

DIA 6, a TVI contacta o SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO pela manhã, para tentar obter o contacto de Diana. O SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO enviou uma mensagem pela rede social a Diana, a perguntar se estaria interessada em ceder o seu contacto telefónico à estação televisiva, que pretendia realizar um directo pelas 12h30 no Montijo. Diana respondeu: “Deixe-me falar com o advogado primeiro e depois digo-lhe algo. Obrigada”. Mas não disse. Ainda assim, a TVI conseguiria chegar à fala com Diana e realizou o directo pretendido.

DIA 7, pelas 02h00, Diana e Iuri foram detidos. Ficaram em prisão preventiva depois de ouvidos no tribunal do Montijo.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -