27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijo‘Mosquitos por cordas’ entre gestão PS e oposição

‘Mosquitos por cordas’ entre gestão PS e oposição

Executivo vive em clima de guerrilha verbal constante. Acusações mútuas acentuam feridas antigas. Divisão entre autarcas parece ser insanável

 

- PUB -

A maioria absoluta reconquistada pelo PS no Montijo há pouco mais de um ano nas autárquicas não veio acompanhada de um cachimbo de paz. Ou se veio, ninguém o fumou. O clima de guerrilha verbal, com troca de acusações, voltou a marcar mais um (longo) período antes da ordem do dia da reunião pública do executivo camarário, na última quarta-feira, saltando à vista de todos a existência de uma fractura aparentemente insanável entre a gestão socialista, personificada na presidência de Nuno Canta, e a oposição (CDU e PSD). As feridas continuam em aberto, vêm do mandato anterior e não sararam.

Os socialistas acusam a oposição de má-fé e de ataques pessoais à figura do presidente; vereadores de CDU e PSD/CDS-PP dizem-se vítimas de totalitarismo presidencial e lembram tempos de fascismo e Salazar.

O apoio financeiro atribuído pela Câmara Municipal, na ordem dos 48 mil euros, à Tertúlia Tauromáquica – verba destinada à organização de largadas de toiros durante as Festas Populares de S. Pedro – acendeu, desta vez, o rastilho de uma discussão (mais uma) que teve… “mosquitos por cordas”.

- PUB -

O vereador João Afonso (PSD/CDS-PP) questionou a legalidade do acto, face à inexistência de actividade da referida associação na administração fiscal. “Quero ter a certeza absoluta de que aquilo que estou a aprovar na câmara não está ferido de legalidade”, disse, ao mesmo tempo que defendeu que a tertúlia deve prestar contas à autarquia sobre o uso dos dinheiros públicos, até por uma questão de transparência.

 

Discussão feia até meteu o Topo Gigio

- PUB -

 

“Não temos de nos meter na facturação das colectividades. A autonomia destas é, para mim, um princípio sagrado. Garantimos a transparência do uso de dinheiros públicos”, afirmou Nuno Canta, adiantando: “Estamos reduzidos a uma prática pouco saudável de a oposição perder muito tempo a levantar suspeições no período antes da ordem do dia, para depois discutir o que interessa, as propostas, a correr.”

O socialista acusou depois o autarca eleito pela coligação PSD/CDS-PP de estar a discutir o assunto “de má-fé e com reserva mental”. “Trabalhamos com as colectividades na base da confiança, da boa-fé e transparência. O senhor [vereador] queria trabalhar numa base de desconfiança”, atirou.

“Pedir as contas do uso de dinheiros públicos não é actuar de má-fé ou com desconfiança, tem a ver com transparência. O senhor [presidente] vive noutro mundo”, respondeu João Afonso.

“Estamos fartos de lhe dizer para se conter e o vereador não se contém”, observou de seguida Nuno Canta, com o social-democrata a retorquir: “Dito isso por quem já arremessou um jarro [a um ex-deputado municipal do PSD].”

A exaltação subiu de tom quando Carlos Jorge de Almeida iniciou a sua intervenção. “O senhor [presidente] deu-me o uso da palavra e retira-me o uso da palavra. Não o pode fazer sempre que lhe apetece. Não sou um boneco, o Top Gigio”, lamentou o comunista, acrescentando: “Pensei que íamos ter uma reunião calma, mas isto está a degradar-se. O senhor faz violentos ataques pessoais em todas as reuniões, com laivos de totalitarismo.”

O vereador da CDU viria ainda a falar em “fascismo” e em comportamentos “salazarentos”, quando se debruçou sobre a acção do presidente da autarquia. E Nuno Canta contra-atacou: “O vereador já anda a tentar criar essa imagem negativa do presidente há cinco anos, mas as pessoas do Montijo conhecem-me bem.”

“Não é a primeira vez que faz esse tipo de observações. O presidente nunca lhe chamou fascista ou salazarento e não aceito que faça isso. Nunca fizemos qualquer ataque pessoal a alguém, respeitamos as oposições, mas as oposições têm de respeitar o presidente”, concluiu Nuno Canta.

 

Nuno Canta comparado a Bolsonaro diz que oposição ‘é um mimo’

A troca de galhardetes entre autarcas voltou a acentuar-se quando Nuno Canta falou de democracia. Num ápice registou-se uma ‘viagem’ ao Brasil com ‘escala’ na ex-União Soviética e em Cuba. “A democracia também elegeu o Bolsonaro”, disparou Carlos Jorge de Almeida, com o presidente da Câmara a acusar a alfinetada e a responder ao comunista: “Vá chamar Bolsonaro a outro. A oposição é um mimo.” A vereadora socialista Maria Clara Silva também não se conteve e questionou o autarca da CDU se este queria falar dos “regimes da ex-União Soviética ou de Cuba”.

 

Apoios financeiros de € 40 mil aprovados

O executivo camarário aprovou por unanimidade, na reunião de quarta-feira, a atribuição de um apoio financeiro de 20 mil euros à Junta da União das Freguesias de Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia.

Do valor total, o montante de 8.500 euros destina-se a comparticipar os trabalhos de construção, equipamento e licenciamento de uma instalação de armazenamento de produtos fitofarmacêuticos. Os restantes 11 mil e 500 euros visam suportar as despesas de remodelação de dois parques infantis, concretamente a substituição do piso do parque infantil da Urbanização da Adega, na Atalaia, e a substituição de todos os brinquedos do parque infantil do Alto Estanqueiro.

Igualmente aprovado, mas apenas com os votos a favor de PS e CDU – o PSD/CDS-PP votou contra – foram dois protocolos de colaboração com o movimento associativo local, no valor global de 19 mil 750 euros. A maior fatia do bolo cabe à Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, que vai receber 18 mil e 500 euros de apoio ao vasto conjunto de eventos culturais promovidos durante a temporada 2018/2019, assim como à Escola de Música e à construção de instalações sanitárias no pavilhão da insituição.

Já o protocolo com a Associação EEE – Batucando traduz-se num apoio financeiro de 1.250 euros para as actividades que a associação pretende desenvolver ao longo da temporada 2018/2019. Além dos apoios financeiros directos, ambos os protocolos incluem apoios não financeiros como a cedência de instalações municipais e respectivas isenções de taxas, a utilização de transportes municipais, a aquisição de troféus e o apoio à divulgação, entre outros.

O executivo aprovou ainda minutas de dois contratos interadministrativos de delegação de competências na Área Metropolitana de Lisboa (AML). Um referente à atribuição de concessão da actividade de exploração da rede Municipal de Distribuição de Electricidade em Baixa Tensão (votos a favor de PS e CDU e abstenção do PSD/CDS-PP); e outro relativo aos serviços públicos de transporte rodoviário de passageiros (votos a favor de PS e CDU e um contra do PSD/CDS-PP).

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -